Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O segundo ultrassom da Olívia

A segunda vez que vimos a Olívia foi quando descobrimos que ela tinha 70% de chance de ser uma menina.

Pensa na alegria de ver um bebezão desses. Ufa! Antes era tão pequenino, tão dficil de enxergar. Olha como melhora a definição. Tem luz no fim do túnel, futuras mamães! A cada ultrassom a imagem só fica mais nítida. 

Começarei pelo final da ultrassom!

Foi assim: a médica perguntou se queríamos um palpite sobre o sexo do bebê. Nós dissemos que sim. Com toda a tranquilidade, não estávamos no desespero, não. 

"Com esse tempo de bebê, a gente não fala em sexo, falamos em porcentagem, um palpite sugerido a partir do 'botãozinho' que está em desenvolvimento na região genitália. Quando é menino esse botãozinho aponta em pouco mais para o alto e quando é uma menina essa região fica mais direcionada para baixo. O meu palpite é para uma... MOCINHA. Vocês tem 70% de probabilidade de terem uma mocinha. Não saiam daqui direto para a loja fazer o enxoval, não comprem nada rosa. As coisas ainda podem mudar." disse a médica.

Quem quiser entender melhor a formação desse "botãozinho", como ele se desenvolve e como nos tornamos homem ou mulher pode assistir a esse vídeo no you tube:  http://www.youtube.com/watch?v=X0np1oeOe4I ou diretamente no site Baby Center.

No segundo ultrassom estávamos com 13 semanas. Esse é um dos períodos onde a maioria dos futuros papais ficam mais tensos. Entre as semanas de número 11 a 14, é realizado o ULTRASSOM OBSTÉTRICO COM TRANSLUCÊNCIA NUCAL (TN). A Dra. Patrícia, da SaudImagem solicitou a TN com 13 semanas, explicou que é quando se pode ter a maior precisão nos resultados. 

A temida TN não é a única, mas é a primeira vez que podemos receber uma notícia não muito agradável referente a possibilidade de algumas síndromes. Qualquer pesquisa rápida, lista para você todas as más formações que podem ser detectadas. Vamos pular essa parte.

Cada grávida tem um perfil. Eu prefiro não buscar muitas informações sobre um assunto que não vai me fazer bem. Hoje eu sei exatamente o que eu poderia receber como notícia ruim. É uma vontade tão grande de ter um filho saudável, que se ele vai ser um homem ou mulher, acaba nem importando tanto.

Se você não está esperando um filho, pule o próximo parágrafo!

Colega gestante ou papai que está tendo acalmar a grávida que está a beira de um ataque de nervos pré-translucência nucal, calma! Respire e durma em paz. Eu sei que é difícil. Amanhã será um dia importante, e acredite qualquer resultado, não fará você deixar de amar seu bebê. Se for impossível pensar positivo, não pense em nada. Passe a mão na sua barriga, respire. O tempo vai andar devagarzinho, seu coração vai ficar apertado. Você foi escolhida para ser mãe desse bebê, e não de outro. Independente do que vocês forem viver: Ele é seu! 

O que é verificado nesse ultrassom (o meu foi via abdominal):

- confirmação da quantidade de feto e o seu posicionamento; 

- sinais de vitalidade presentes: caracterizados pelo ritmo dos batimentos cardíacos e movimentação corporal ativa;

                              A frequência cardíaca da Olívia  158 batimentos por minuto. Ela faz aulas power de spinning, pernas super rápidas desde o primeiro ultrassom. Sempre que falam, "Já está mexendo?"  Eu falo que eu não sinto, mas o que ela mexe, G-zuis! 

- placenta: sua inserção, grau de maturidade e espessura;

- quantidade de líquido aminótico e se está adequado para a idade gestacional;

- inserção placentária do cordão umbilical;

- tamanho do colo uterino.

- morfologia fetal: contorno do crânio, coluna vertebral, tórax, abdômen, estomago, bexiga e membros inferiores e superiores;

- biometria abdominal: circunferência;

- biometria óssea: fêmur, tíbia, úmero e ulna;

- biometria cefálica: diâmetros, circunferências, osso nasal e translucência nucal;

Medida do ossinho do nariz, dando importante para análise da saúde  do bebê.
Medida da dobrinha do pescoço, a tal translucência nucal.
No dia 12 de novembro de 2012, a Olívia tinha 13 semanas e 1 dia: o comprimento cabeça-nádegas de 6 cm e peso aproximado de 63 gramas. Todas as estruturas fetais perfeitas e nenhuma sugestão de anomalia. Com essas informações, alguém ai é capaz de se importar com o sexo do bebê?  Depois de ouvir que estava tudo certo, e de nos sentirmos felizes por Deus nos presentear com essa vida tão pequena e saudável.


Depois disso nós fomos trabalhar. Pois é! A ultrassom foi ás 7 horas. Um pouco cedo, não? É que a gente precisa dar conta do bebê e do trabalho. Isso acaba surgindo muito antes do que a gente pensa.


Acertaram o sexo do bebê: meu pai Nilo, minha sogra Albanita, a tia Ana Paula e a linda da Rafaela, filha dos nossos amigos Carina e Leandro.  A maioria achava que era um menino. Mais de 90% dos palpites eram para um GAROTO. 

6 comentários:

  1. Acampanhar o crescimento da nossa bb é a coisa mais fantastica desse mundo.... é um sonho concretizado...!!! Amo vocês...

    ResponderExcluir
  2. meus bbs
    amo muito

    Rute Apolinário

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Já estou até vendo, eu te ligando a cada ultrassom para ver como foi :)
      Isso depois que você viajar o mundo inteiro, participando das maiores feiras de arquitetura e fazer uma poltrona/cadeira reconhecida internacionalmente.
      Tem tempo até lá.

      É muita bondade de Deus nos enviar um filho tão perfeito e sadio.
      Isso é muito alegre.

      Obrigada por todo esse carinho.

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.