Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Arrumação de última hora

Esse bolg está meio bagunçado. A gente tem conversado sobre muitos assuntos diferentes e acaba ficando muito misturado. Enquanto não resolvo isso, vou escolher hoje o assunto "limpeza rápida". 

A pedido da minha querida amiga e madrinha maravilhosa Talita, vou incorporar assuntos de decoração, organização e limpeza da casa. Eu adoro esses assuntinhos.

Oh, vida corrida, hein? Tem dias que a gente termina de trabalhar e não consegue pensar em nada além de deitar e relaxar, com isso vão ficando as tarefas domésticas acumuladas. Usar o final de semana para a faxina mais pesada não é a maior alegria, mas acaba sendo uma saída para muitas famílias.

Antes de começarmos falar de organização e de decoração, que são muito importantes para o nosso bem-estar e sentirmos que nosso lar é o melhor lugar do mundo... precisamos estar num lugar limpo e higienizado. Para quem tem crianças e cães em casa, dificuldade dobrada.

Vamos conferir ideias simples para uma limpeza rápida. Sabe aquele dia você está de papo para o ar e de repente toca o telefone, com a notícia que você terá uma visitinha em minutos? Nesse caso, não dará tempo de sacar a água sanitária e sair deixando tudo de molho. 

Nosso post vai te ajudar a dar aquele "jeitinho" para poder improvisar o que não foi feito como poderia ter sido.





Não se sinta culpada. Mantenha a calma. Pegue um balde ou até mesmo um saco de lixo e recolha todos os objetos fora do lugar. Depois, com calma você irá organizar essas coisas. No momento, é mesmo tirar objetos e brinquedos que estão no caminho. Guarde esse saco num lugar que não seja muito visível.
Vá até os produtos de limpeza. Pegue um balde e selecione produtos básicos  álcool gel,  desinfetante e um spray de ambientes. Coloque tudo em um pote plástico. É melhor ter tudo a mão do que ficar indo e vindo para pegar cada item.






Agora a limpeza do chão. Aqui em casa nós usamos aquele puxador que tem uma esponja embaixo. Lógico que não substituiu a limpeza pesada, mas é um facilitador. É a descoberta do século. Custa cerca de R$30, compro no Carrefour, vem com um refil grátis. A duração depende muito do seu uso. O nome do que usamos é mops sekito zig zag, da Bettanin. Já tivemos aqueles "25 de março" não funcionam, não.

Você consegue passar "um pano" na casa gastando muito menos tempo e depois não fica cheia de pano fedido para lavar. Deu para entender? 

Simples. Você pega um desinfetante de aplicação direta no chão, seu amarelinho e um balde de água. Aplica o produto, passa o rodinho e quando ele estiver sujo, você limpa no balde. Em cinco minutos você tem um chão sem manchas e seco. Sensacional.

As vantagens são: limpeza rápida sem molhaçeira, poder de absorção dez vezes maior que o tradicional puxador com pano de chão, produtos de limpeza e sujeira longe das suas mãos, não risca, não levanta pó, recolhe fios de cabelo e pelo de animais. É muito prático para limpeza dos espaços do seu pet.

Você também consegue sair de situações embaraçosas usando seu rodinho. Sabe no auge da festa quando alguém derruba líquido no chão ou se seu pet resolve fazer um xixi fora do lugar, bem na frente das visitas. Pronto! Você resolve em um segundo.

Depois que você usar uma vez,
nunca mais vai viver sem o seu amarelinho!

Eu não preciso dizer que o de limpar a casa é um e o dos pugs é outro, né? Tem ainda a possibilidade de usar um para a limpeza do chão e recolhimento de líquidos. Outro para limpar janelas, vidraças e o box. Super prático. Não vai sair usando o mesmo para tudo.

É mágico! A esponja precisa ficar de molho para amolecer. Basta colocar dentro de um balde com água. Nos primeiros usos o poder absorvente é menor, depois fica excelente. É preciso deixar sempre a esponja voltada para cima, assim não deforma.


Recolha os lixos do banheiro e da cozinha, substituindo os saquinhos. Coloque todos em um saco maior e leve a lixeira. Se não for possível, amarre bem para evitar cheiros desagradáveis.

Há um dica engraçada. Coloque as roupas na máquina de lavar. O cheirinho de quando você termina de lavar as roupas na máquina e estende aquela roupa molhada, traz um bem-estar o famoso "cheiro de roupa limpa". Veja quanto tempo você tem, se der, será uma boa opção para renovar o ambiente.



Lavar a louça é importante, deixe no escorredor mesmo. Se não der tempo, apenas organize. Recolha restos de comida, passe as peças pela água e empilhe as louças. Depois dependendo do seu relacionamento com a visita, você poderá lavá-las. Com o tempo vá incorporando aos seus hábitos, o empilhamento das louças. Não vai lavar? Tudo bem! Coloque as coisas separadas e deixe arrumado. Isso evita o mau cheiro e os insetos.




Por último, cuide dos detalhes: Passe um spray de aroma leve nas cortinhas, tapetes e mantas do sofá. Veja se tem toalhas de rosto, sabão líquido e papel higiênico nos banheiros. Evite frases como "Não repare a bagunça". Não vai fazer diferença na percepção da pessoa. Eu não tenho o menor problema de pedir, com educação, para que a pessoa me avise com mais antecedência quando vier me visitar, exceto aquelas que podem vir a hora que for.


Eu sou bem "encucada" com as coisas da casa. Assim que recebemos os pugs em casa, até mesmo quando chegávamos em casa com os meus pais, com quem eu quase não tenho cerimônias, eu pedia para subir antes no nosso apartamento. Minha mãe ria, mas se tivesse tudo bagunçado eu ia me sentir muito mal.


Vocês acreditam que eu acabei de receber uma ligação que vou receber uma amiga daqui a uma hora. Que coincidência! A casa está toda impecável (ufa!), mas como são 11h30m, vou dar uma melhoradinha no almoço e dar uma produzida no visual. 



Beijo





5 comentários:

  1. Boa noite, ótimas dicas!
    Gostaria de saber que tipos de produtos de limpeza você usa com esse rodo mágico, no manual diz que não pode usar alguns tipos de produtos..

    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já usei de tudo.
      O máximo que pode acontecer é você trocar o refil (esponja amarela) depois de um tempo.
      Evite só muito sabão, por ser esponja depois não para de fazer espuma.

      Até mais :-)

      Excluir
    2. Nathália, depois do primeiro uso ele desbota, fica bem mais clarinho???

      Excluir
    3. Nathália, depois do primeiro uso ele desbota, fica bem mais clarinho???

      Excluir
    4. Fica sim, Isso é super comum aconteceu comigo tb

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.