Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Bolo de chocolate

Já que o forno estava ligado eu aproveitei para fazer um bolo de chocolate.
Mentira! Não tenho nem vergonha de escrever uma coisa dessas. Eu cozinho por partes. Separo tudo da receita e faço. Coloco no forno, lavo a louça, arrumo tudinho para começar outra coisa. 

Esse negócio de fazer uma ceia, tudo ao mesmo tempo, é para as experientes. Eu faço uma coisa por vez. Hoje foi a torta, o almoço e o bolo. Sempre terminando completamente um, fazendo a limpeza e começando o outro.

 Minha admiração para quem fica no computador, assiste Fátima Bernardes, passa pano no chão, cozinha feijão, tempera a carne, arruma o quarto, coloca roupa na máquina, lava a louça e cuida do cachorro ao mesmo tempo. Não estou fazendo piada, não? É sério! Parabéns, viu?

Na verdade está sendo muito legal ficar brincando de casinha nas férias. Não que eu não faça isso durante o ano. Só que é bem diferente.  Tenho tempo de fazer tudo natural e de picar cada ingrediente com calma... bem mais tranquilo.

Vamos ao bolo?
Está tão explicadinho que você pode fazer com a sua criança!

Ingredientes:

Três ovos inteiros
Uma xícara e meia de açúcar
Duas xícaras de farinha de trigo
Uma xícara de chocolate em pó
Meia xícara de óleo de canola
Uma colher de fermento
Uma xícara de água quente


Modo Nathálistico de fazer:



Num recipiente: bata os ovos com o açúcar, depois acrescente o óleo. Eu gosto de deixar esses ingredientes bem misturados. Sempre começo os bolos por eles.




Acrescente o chocolate em pó. Eu gosto de usar nescau. O tradicional é o chocolate dois frades ou cacau em pó. Como essa receita não vai muito açúcar, o nescau, para o meu gosto é perfeito. Parece que não vai dar certo, mas calma que já vem a água. :-) 






Coloque a farinha aos poucos, sempre com a ajuda da peneira. Adicione a água quente e por último o fermento. Sempre mexendo até fica homogêneo, mas na paz! Parece que fica muito aguado, não é? Não tem problema, é assim mesmo.





Eu gosto de começar a receita com a assadeira untada. Acho mais prático. Quase todo mundo sabe o que é untar. Se você não sabe.: é hora de aprender. Com a assadeira bem limpa, você vai precisar de margarina e farinha de trigo. Pra passar a margarina você pode usar um pincel, um papel absorvente ou os seus dedos. Passe uma camada bem fininha em todo o fundo e laterais, depois coloque um pouco de farinha no centro e espalhe por todos os cantinhos. Faça isso na pia assim depois será mais fácil de recolher as farinhas voadoras. Pronto!



Despeje todo o conteúdo na assadeira e leve ao forno. Tanto na torta como no bolo eu usei o forno a 180º por 25 minutos. Cada forno levará um tempo para assar.


Prontinho! Agora é só fazer uma calda de sua preferência. Eu sempre faço de brigadeiro. Uma lata de leite condensado, uma colher rasa de margarina e duas colheres de chocolate em pó. Usei nescau. Mexa numa panela pequena em fogo baixo. Quando desprender do fundo da panela, estará pronto.

Também daria para rechear. Para o meu nivel de gordisse já está bom assim.






Depois de esfriar eu corto em pedaços e guardo em refratários bem tampados. Evito formigas ao máximo! Depois dessa manhã de comidas gordinhas, embora eu até agora (18h24m) não tenha comido nenhuma dessas coisas. Vou amanhã para a clinica de reabilitação alimentar, por vontade própria, nem é compulsório, hein?  

Tenho certeza que a Olívia já correu para contar para alguém que foram feitas guloseimas, em plena quinta-feira. Amanhã vou ter que reconquistar a minha filha comendo um prato de agrião, daquele bem amargo que só fazendo muita careta e misturando no arroz com feijão para sobreviver. Agrião é triste, né gente? Como pode!

E viva a semana da aveia! Estou indo comer a porção de aveia do dia :-)




5 comentários:

  1. Mas nem um brigadeiro ai em cima??A minha nega maluca sente falta, ela me obriga a colocar!!!A nega é doida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um brigadeiro, sim!

      É que a última foto ficou feia :-)

      Beijo

      Excluir
    2. Eu fim um ontém mesmo!O que eu acrescento:1 colher de chá de bicarbonato,pq o bolo fica com a cor avermelhada linda, e ainda mais fofo!Faço um brigadeiro grosso,como se eu fosse enrolar depois, furo o bolo e coloco tudo em cima.Gosto assim, sem miséria!Vou postar uma fotinho mais m tarde.

      Excluir
  2. Nathália qdo a Olivia nascer vce vai descobrir que é possível fazer milhões de coisas ao mesmo tempo, como dar mamar e almoçar ao mesmo tempo, dar mama e lavar louça ao mesmo tempo (essa nem eu sei explicar como eu conseguia, mais eu conseguia, um canguru ajuda bastante rsrsr), e várias outras coisinha, depois de ser mãe nunca mais vce vai fazer uma coisa de cada vez kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.