Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Castração de animais: cães!

A castração é uma cirurgia realizada para impedir a reprodução sem controle. No caso dos nossos cães, foi a retirada dos testículos. A anestesia geral é utilizada e, mesmo sendo  um procedimento simples, deve ser realizada por veterinários devidamente habilitados.

São muitas as vantagens de castrar seus pets:

- Elimina o risco de doenças e câncer dos órgãos genitais;
- Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves;
- Acaba com latidos e uivos excessivos por ocasião do cio;
- Reduz estados de excitação por falta de cruzamento;
- Diminui a marcação de território e,
-  A urina perde o odor forte e desagradável


Nossos dois pugs foram castrados pela veterinária Rafaela Cassaniga na Clínica Petit Colosso que fica em Bertioga. Eles tinham seis meses e nós estávamos cheios de dúvidas. A gente não podia imaginar como seria a reação deles a cirurgia e como eles se comportariam em casa sozinhos durante o pós-operatório.

Dexter: Padreador de bulldog francês.
 Canil Gabriela Bueno.
Se a vet Rafaela não tivesse me ligado para me convencer, eu estaria enrolando até agora. Eu tinha medo deles morrerem durante a cirurgia ou de machucarem, um ao outro, arrancassem os pontos, ou algo parecido.

No dia marcado 12 de junho de 2012, uma terça-feira lembro como se fosse hoje. Dia dos namorados. Deixamos os pugs na casa dos proprietários da clinica  era cedo e a petshop ainda estava fechada.Nosso coração estava muito apertado.

Preparei a pasta deles com todas as informações da vida de cada um deles. Vacinas, medicamentos, dados do canil e toda a rotina deles. Mandamos uma carta com vários detalhes sobre como se comportavam e como agir em cada situação. Eu sei que as pessoas são responsáveis e profissionais, mas não tem como adivinharem particularidades do seu animalzinho.

Mandei brinquedos deles, ração, medidor da ração, água, comedouro e bebedouro. Só não mandei o colírio do Monet (achei folga demais). Quando se tem um cão cego, por mais que ele seja super independente, ele terá necessidades especiais. Ele precisa dos objetos deles, dos quais ele já é acostumado.

Pode parecer exagero, mas os pugs ficariam 12 horas longe de nós. Afinal, não poderíamos nos ausentar do trabalho por causa da cirurgia deles, certo? Então das 8h as 20h, eles não poderiam ficar presos, sem comer, nem beber.

Princesa - Matriz de spitz alemão do Canil Gabriela Bueno
O dia passou e voltamos para buscá-los. Parecia que não tinha acontecido nada. Eles estavam saltitantes e loucos para pular no nosso colo. Passamos pelas orientações do que tinha sido feito no procedimento cirúrgico e como deveríamos cuidar deles nos próximos dias, até o retorno para a retirada dos pontos. 

A vet Rafaela disse que eles não sabiam o que tinha acontecido, que nós deveríamos tratá-los com naturalidade e sem nenhuma mudança drástica na rotina. Até mesmo na hora de fazer a limpeza e passar a pomada, um deveria distrair o cãozinho, enquanto o outro limpava. Realmente! Eles não perceberam nada. Não usaram o colar elisabetano, não ficaram cheirando, lambendo, nem cutucando nada.

Eles não engordaram, nem perderam a alegria e os momentos de bagunça. Se não fosse a certeza de que eles não tem mais testículos, nem eu ia acreditar que eles foram castrados. Tudo em paz!

Filhote de Schnauzer miniatura do Canil Gabriela Bueno
Quanto o pós-cirúrgico, nós tínhamos que limpar a região com água oxigenada e passar uma camada fina de alantol, a cada 12 horas, durante 7 dias. O retorno foi marcado para uma semana a frente, mas como só podíamos, a retirada dos pontos ficou para 12 dias depois da cirurgia. Eles também não perceberam a retirada dos pontos. A recuperação foi super rápida.

Nós ainda tínhamos uma chance de que eles não levantassem a perna para fazer xixi! Como antes da cirurgia eles só faziam sentados, tinha maior chance de manter essa tendência. Com o Miró funcionou, com o Monet funciona mais ou menos! O Monet uma vez o outra faz xixi com a perninha levantada, não é sempre não. 

Nós não nos arrependemos, embora vemos que ainda tem pessoas que não castram acreditando que o cão vai deixar de ser macho, não cuidará mais da casa, sentirá dor na cirurgia, ficará gordo e encostado. Isso não é regra! 

Sem falar nos "amigos" e até pessoas que te param na rua para pedir um filhote. Essas pessoas não se conformam com a castração de animais, principalmente os de raça. Acreditam? Tem gente que fala "Vocês estão perdendo R$"!  Cada absurdo. Converse com o seu vet, esclareça suas dúvidas e veja qual o que é melhor para o futuro do seu amigão.

Papai e mamãe dos nossos pugs.
 Padreador: Bono e Matriz: Layla.
Dois lindos do Canil Gabriela Bueno.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.