Páginas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Eu tenho fome de BOLO!

Vocês tem fome de bolo? Eu tenho! Fome de bolo é uma coisa única, nenhum outro doce substitui. 
Comecei a pensar nas várias formas do bolo, até que pensei em fazer um post com as fotos dos bolos que tenho aqui no computador :) 

Não adianta, na minha opinião, os bolos sempre são o auge da festa, a maior alegria e a coisa mais importante. Eu partilho da ideia que o bolo é a maior celebração. Mesmo sem fome, sem vontade ou sem gostar, eu como nem que for um pedacinho, principalmente se for de aniversário, não há possibilidade de ir num aniversário e não comer um tequinho do bolo.

O bolo é a celebração da vida daquela pessoa que você quer tão bem! É um pedacinho do ano que ela passou e outro do que ela ainda vai viver, não posso dizer não. É sério, gente! Não me incomodo se não comerem meu bolo de aniversário, bodas e etc, mas eu sempre como uma fatia do bolo de quem eu gosto. Pensa comigo? Estou falando besteira? É uma partilha.

Todo bolo, por mais simples que seja, tem muita história. Do que vai ser o bolo? Quem vai pegar o bolo? Onde coloca o bolo? Que tamanho faço o bolo? O bolo queimou! O bolo caiu! O bolo desmantelou. Todo mundo tem uma história de bolo para contar.

Existem tantos tipos: feito em casa, cenográficos, comprados, etc. Vamos a eles!



BOLO FEITO EM CASA

Quase sempre os mais gostosos. Pode estar feio, torto, com as beiradinhas queimadas... mas, o sabor é sem igual. É aquilo que dinheiro não paga. É carinho e dedicação de quem fez.



Esse bolo de banana foi feito pela Tia Ana Paula, para a última festa junina. Ela caprichou nas castanhas por cima, ficou bem bonito. O estilo dele não era muito fofo, tem uma carinha de torta, sabe? As bandeirinhas eu fiz recortando EVA, fizemos um furinho e passamos o barbante (eu prefiro evitar cola em alimentos), para fixar o barbante no palito o marido fez um corte com uma faca afiada. Ficou fofo?
Tia Ana e minha sogra na festa junina.




Bolos de bis e mini-bis do Tiago. Quando o Tiago fez 25 anos era um dia de semana. Só nós dois. Chegamos em casa, bem tarde, por sinal. Minha mãe fez esse pão de ló e nós recheamos com nutela, colocamos esse bis envolta (precisava ser mais, ficou espaçado) e cobrimos com açúcar de confeiteiro, depois esses mini bis fizeram um charme :) Ficou delícia!







Mais um da série, "Socorro, mãe!". Esse bolo também saiu do pão de ló da minha mãe. Também foi ela que fez. Pera aê! Sou eu que vou ter que fazer bolo para a Olívia? Eu que vou ter que socorrê-la e sempre ter solução para tudo? MEDO! Manhêêêê... Voltando ao assunto. Mais um dia de semana. Bolo do nosso segundo ano de casamento. A Santa da minha mãe fez esse bolo e dividiu em três. Era para ter ficado lindo, só que não deu. 

Em março, as frutas que estavam na minha cabeça, não estavam no mercado, nem no horti-frutti, nem em lugar nenhum. Tive que recorrer as frutas congeladas. De gosto ficou excelente. As frutas que são azedinhas, com o doce de leite de um recheio e a nutela do outro ficou sensacional. Mas, a aparência ficou feia. Eu tentava secar as frutas e não dava certo, começou a escorrer e manchar a massa do bolo. Com essa aguaceira toda, o açúcar de confeiteiro que é o charme, também sumiu! Um dos bolos mais gostosos que já comi, sensacional! Quando der coragem vou repeti-lo só que no mês que as frutas puderem ser compradas frescas :)





Esse bolo foi o último para comemorar meu aniversário de 26 anos, no dia mesmo. O problema dele é que não dá para ficar com mão de vaquisse, tem que gastar mesmo. É uma forma redonda, pequena e foram quinze pacotes de kit kat e cinco pacotes de confete, de ultimo hora eu ainda fui comprar mais. 

Achamos que a masa precisa ficar mais alta, por causa da altura do chocolate. É um bolão. Como eu gosto de bolo molhado, acabou escorrendo um pouquinho. acredito que se passasse uma cobertura, poderia segurar melhor, mas eu prefiro a massa do bolo sem glacês, então, deixamos assim mesmo. Para uma festa precisaria colar o chocolate na massa do bolo, ou quando tirar a fita, tudo vai despencar.

Esse bolinho lindo também foi feito com a massa de pão de ló da minha mãe. Eu já queria fazer a bastante tempo. Tão lindo. Ah, outro detalhe. Ao começar a 'confeitar' é preciso já colocar no lugar certo. Depois de pronto, não dá para acertar no prato.






BOLO CENOGRÁFICO

Bolos de E.V.A. -É uma ideia para decoração de festas infantis, tem vários modelos e modos de fazer. Você pode fazer uma pesquisa no google e achar algum passo-a-passo. Esse é do aniversário da Rafaela, faz parte do acervo do buffet. É uma opção colorida e divertida.

Último niver da Rafa



Bolo de tecido - Minha Tia Nice, querida, que fez. A base é de isopor. Todo o resto é carinho, tecidos, fitinhas e laços. Já foi emprestado para umas quatro amigas. Já foi para chá de cozinha e outros aniversário. Agora está emprestado para um noivado. Sem falar que pode ser trocado o tecido e reutilizar o material básico. Esse bolo lindão foi no dia da minha festinha de 25 anos.




Bolo cenográfico de pasta americana - Este foi usado quando comemoramos nosso primeiro ano casados. Veio no pacote. É puro isopor! Eu acho lindo os bolos de pasta americana. Sempre tenho vontade de comprar um bolo de verdade, só coberto com pasta americana. Nunca tive coragem. Antes de casar vi um bolo muito bonito, de quatro andares. Detalhe: apenas um andar original e o resto continua no isopor. Custava R$950 o mais básico. Porém, impecável. A coisa mais fofa. Eu não comprei, mas não tenho nada contra quem compra. Pelo contrário! Cada um com o luxo que pode ter. 




 BOLO COMPRADO


Tem seu valor, né? Fazem bonito, são super atrativos e você não passa vergonha. Eu gosto de ir no lugar e encomendar: escolher o peso, o formato, a massa, o recheio, a cobertura... Não é porque é comprado que tem que ser fast-food, né minha gente?  Eu evito bolos de mercado. Deixo só para emergências.


Esse foi o bolo do meu pai, quando ele fez 55 anos, foi muito engraçado. Estávamos viajando, Tiago e eu fizemos o maior esquema para encomendar na cozinha o bolo no primeiro dia e fazer a surpresa. depois de tudo escolhido aguardamos a data. Fomos no fim do mundo arrumar a vela. O bolo da minha mãe já tinha sido dois dias antes, então mudamos o horário para ele ser pego de surpresa. Eis que está só meu pai e eu numa mesa, quando chega um rapaz todo atencioso e pergunta: "Senhora o bolo é para trazer agora ou é em caráter de surpresa?" Depois de responder que ele poderia trazer, nós rimos muito. O garçom foi perguntar bem na hora que não podia. Bem, tudo é festa! Nossa, acabei de lembrar de mais uma coisa engraçada. O rapaz voltou e disse que a vela tinha quebrado, se ele podia trazer mesmo assim! kkkkkkkkkkkkkkk...!!! Quebraram a parte do pavio e não dava para acender um dos cincos...kkkk!!!! Impagável!

Esse bolo era bem pequeno.  Acho que tinham 500 gr.
 A gente só precisa de cinco pedaços!



 O bolo da minha mãe pelo menos foi de surpresa mesmo. Deu tudo certo! Ufa! Depois do jantar trouxeram o bolo. Teve alguma coisa engraçada também com a vela, nem lembro o que foi. Eu me assustei quando vi o tamanho desse bolico. A gente acostuma com aqueles colchões, até estranha os delicados. Nessa noite, o Tiago fotografou a carinha que meu irmão fez, quando minha mãe deu o primeiro pedaço para o meu pai, ele fez uma expressão de traído, coitado e rejeitado. Foi muito legal! O buffet de sobremesas era enorme, mas eu ficou acabado, depois passou. Tenho a foto, mas não vou postar... eu me expor é uma coisa, né? Agora ele, não! Já basta o comentário.
Bolo da minha mãe



Bolo do dia do meu aniversário de 25 anos, bolo comprado na Santa Dona em Vicente de Carvalho, aqui no Guarujá. São bonitos, o preço é mais ou menos e o sabor é nota 9,75. Só não é dez por causa que tem aquele gosto de doceria e não de mamãe ou titia, entende? Mas, vale a pena. A gente sempre compra. Custo benefício é o melhor.




Mais um bolo da Santa Dona. Aniversário de 24 anos do Tiago, nota-se que ele não quis uma vela 24, né? Eu gosto que o bolo sobre, não gosto de contar gramas por pessoa, nem de olhar feio para quem quer mais um pedaço. Desnecessário, né? Tá sem R$? Investe no bolo, água, um suco e um refrigerante. Basta e fica honesto! 



Além de sobrar, tem o detalhe: Bolo de que? Faz uns anos que minha mãe e eu decidimos comprar sempre dois. Dois pequenos, ao invés de um grande. Não é certeza de agradar a todos, mas pelo menos aumentam as chances. A escolha é sempre: um de frutas e um de chocolate. Ou um de doce de leite e o outro de brigadeiro. Ainda, um de mousse e outro mais tradicional, tipo nozes. Se um for coberto com chantili o outro pode ser de marshmallow. E por ai, vai!



Esse bolo é da comemoração do meu aniversário de 25 anos. Ganhei os dois da sogra. Ela encomendou numa boleira. Só que tem que conhecer a pessoa. Está ai uma coisa que me agrada. Boleira! Nem é feito em casa, nem tem cara de industrializado, meio termo. Legal, né? 


Outro ponto sobre os bolos, que já aconteceu e foi demais! No aniversário de 15 anos da minha prima Alexandra, a minha tia Teca fez um buffet de bolo. Depois do parabéns, com o bolo cenográfico, tinha uma mesa lateral com uns cinco tipos de bolo, se não me engano. E pessoas para servir. Achei super diferente. Ideia ótima! Pode até substituir os doces.



Mais um bolo "Santa Dona". 26 anos. Nesse a Olívia já estava na minha barriga e eu mal lembrava o meu nome, ainda estava daquele jeito atrapalhado que ficamos quando acabamos de descobrir que estamos grávidas. Nem lembrei do que comprar, de quanto comprar, de comprar mais que um... Tudo por um boa causa! Quando eu vou comemorar num lugar público, sempre levo um bolo maior. Afinal, tem pessoas em volta. Principalmente idosos e crianças. Me sinto na obrigação de oferecer e dar. Esse tamanho deu, mas eu preferia um pouquinho maior, falhei. Ano que vem a gente capricha mais! :)




E você, o que tem a me contar sobre os bolos?

Mais algumas imagens de bolos lindos e divertidos, que com certeza ainda serão feitos! Fotos da internet:







Que venham os aniversários!

6 comentários:

  1. Nathália vce tem que experimentar o bolo da Neide Leite que é aqui em frente a loja, só que vou logo avisando que depois de comer o bolo dela vce nunca mais vai querer comprar bolo em outro lugar!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Nanci! Da próxima vez que eu passar ai, vou dar uma olhada :) Valeu pela dica.

      Excluir
  2. Lembrei de vc na hora!!!!

    http://blog.emotion.me/naked-cakes-tendencia-para-bolos-e-doces-em-2013/#comments

    ResponderExcluir
  3. Ai que vontade!!! Ainda bem que não estou mais grávida!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu tenho vontade a vida toda e toda hora!
      Eu não tive desejo AINDA:)

      Mas, faz um charme ai, que o marido arruma um bolinho para você.

      Bom soninho, mamãe!

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.