Páginas

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"O primeiro dia de aula - Andréa Hungria Leite"





Hoje começa aqui no blog um especial sobre os primeiros dias de aula. Esse dia feliz ou sofrido que fica na nossa memória para sempre. Pedi um pequeno texto para algumas amigas professoras. Deixei livre que elas contassem sobre como foi para elas, como agem como professora e as que são mães podiam contar também como é estar do outro lado.






Quebra-cabeça  - tema frutas - criado pela Andréa.


A nossa querida professora Andréa Hungria Leite irá ser a primeira. Essa pessoa tão especial além de uma super professora é uma amiga muito querida. A Andréa é daquelas professoras que deixaria qualquer mãe super orgulhosa e segura em confiar o seu filhote.











Quebra-cabeça - tema brinquedos - criado pelo Andréa.


Toda dedicada (a gente pega até no pé dela, as vezes, ela passa dos limites) aos alunos. É muito divertida e muito empenhada na alfabetização de seus alunos, assim como em torná-los criativos e autônomos.

A Andréa é um orgulho! Obrigada, minha querida, pela contribuição. Segue o relato da professorinha para lá de perfeita:







" Lembro-me do meu 1º dia de aula na Pré- escola (minha memória é meio ruim, mas deste dia eu lembro), continuando...Minha mãe me levou, eu estudaria na E.M. Dom Pedro I, localizada na cidade de Santos - S.P.

Entrei na escola e logo a minha frente um pátio enorme (para mim era grande), com muitas crianças e pessoas (profissionais da educação) organizando as filas e a chegada de todos... Foi rápido, minha mãe disse meu nome à uma mulher, ela disse que eu era da fila com fitinha azul e prendeu uma fitinha azul em meu uniforme...e então, foi a primeira vez que percebi que eu deveria "SER FORTE"...

Minha mãe me deixou ali, SOZINHA, num lugar que eu não conhecia, com pessoas que eu não conhecia...e eu senti muito medo e vontade de chorar...mas fui forte! Fiz minha carinha de simpática, meio tímida, e acompanhei uma "tia" até a fila (estou chorando agora ao me lembrar disto! rs). Ali fiquei quietinha, como sempre fui na escola, observando tudo caladinha, com os olhos arregalados que tenho até hoje...rs. 

Lá tinha muitas árvores, uma linda casa de bonecas onde brincávamos muito, minha sala de aula tinha mesas tão grandes e nós nos sentávamos sempre em duplas. Ao lado, uma porta de vidro bem grande, que dava para uma varanda onde também brincávamos com brinquedinhos de montar. Lembro-me também da sala de música e teatro, como eu achava tudo lindo! 

Uma vez até fizemos uma apresentação no palco da escola, dançamos Hollywood (http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/os-trapalhoes/hollywood/1722794) e lembro da minha mãe e minha avó chorando ao me ver dançar (rsrs).

Bom, hoje como professora percebo a importância de acolher cada criança que chega à escola, principalmente as de 1º ano (minha faixa etária preferida) que ainda não conhecem este novo mundo ( pois muitas não frequentaram creche, nem educação infantil, e mesmo as que frequentaram, na maioria das vezes mudam de escola ao ingressar no ensino fundamental.) 

Tento "imaginar" suas expectativas, até porque cada ser é único e cheio de tantos sentimentos, vontades... então planejo um início de relacionamento tranquilo, prazeroso, com conversas, combinados, brincadeiras, músicas, lápis de cor, folhas e desenhos, sempre com o cuidado de ser séria e brincalhona de acordo com cada momento, para que eles compreendam que entre nós deve haver respeito e amizade. E para que saibam que o espaço escolar é a oportunidade de aprenderem muitas coisas importantes que nortearão suas vidas."

ANDRÉA HUNGRIA LEITE



Mamães aguardem as próximas experiências!

Até mais

2 comentários:

  1. Obrigada querida! Você que é especial nos proporcionando tanta coisa boa! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindas!! Andrea, vc é show amiga! Nathália, está lindo o seu blog... Bjs

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.