Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Bodas de casamento: Trigo!


Nesse final de semana comemoramos o nosso terceiro ano juntos: As bodas de trigo. Para mim era muito importante fazer um encontro com as nossas famílias, com a futura chegada da Olívia, as outras coisas acabam perdendo um pouco da importância, sabe?
Você fica focada só na gestação, no nascimento, no bebê e as outras datas acabam ficando mais escondidas e encolhidas no dia-a-dia.



Eu ontem comemorei como se fosse um chá para a bebê, o aniversário do Tiago (que já está chegando), a vida dos meus pais e da mãe do Tiago (os três vão fazer aniversário em maio junto com a bebê) e principalmente a minha vida com o meu marido (não posso mais escrever MARI).

Não teve parabéns para ninguém, não fiz discurso, nem nada. Essas comemorações ficaram só no sentimento. O primeiro motivo do encontro era a minha sogra conhecer o quartinho e o enxoval da Olívia. É que se o casal não encontra um dia no ano para fazer valer a pena tudo o que vivem nesses período, as coisas começam a perder o valor.

O dia do casamento NUNCA pode ser qualquer coisa. Não precisa ter festa! Não precisa de presente! Só que tem que ser aquele dia que você acorda e dorme nas nuvens. Que lembra de tudo e faz novos planos.

Voltando ao assunto. O casal pode escolher entre trigo ou couro, como eu não gosto do clima country em nenhuma versão optei pelo trigo mesmo.

Pela primeira vez fui eu quem fiz a decoração (por isso que está menos bonita que a dos anos anteriores). Esse ano além de nós, convidamos nossos pais, irmãos e cunhados para a festinha. Olha como a gente está ficando sociável!

Vamos aos móbiles: os créditos vão para a Paty Lancellotti. Há uns meses atrás a Paty mandou essa ideia em vídeo: floco de neve 3D. Como eu não achava nada para enfeitar o "fundo da foto" acabei usando parte da sugestão da colega. Ao invés de juntar as partes que formam o floco de neve, acabei usando separado.

O papel eu já tinha, então usei os que se aproximavam do tema: preto, bege, amarelo e branco. Para ser sincera o preto e branco vieram por causa dos pratos que eu ia usar na decoração, que são do uso diário em casa.

Usar sua louça ajuda a economizar dinheiro e lixo! Ficou assim: preto e branco por causa das coisas que eu já tinha, amarelo e bege para lembrar o trigo. Poderia ter sido dourado no lugar do amarelo + bege, só que como eu sempre uso materiais baratos não dava. Para assumir o dourado na decoração tem que ser um metal, no mínimo, papel laminado fica puxado, na minha opinião.

Eu adorei esse modelo. O Tiago que montou e pendurou, lógico. A maior vantagem é que é rápido e simples de fazer. É quase impossível de errar, diferente das outras coisas que já fizemos.

O bolo foi o ó! Minha mãe fez duas assadeiras redondas pequenas do pão de ló. Eu comprei nutella e doce de leite da marca LaSereníssima (excelente a qualidade). Ele podia ter ficado um tantinho mais caprichado, se eu tivesse encontrado as frutas vermelhas. Simplesmente elas sumiram de todos os mercados e hortifuttis. A gente rodou tudo e encontramos o morango (só morango) poucas horas antes da festa. Isso dá um desespero ansiedade.


Para você que quer fazer um bolo parecido: uma nutella grande, um doce de leite grande, quatro caixas de morango e duas receitas do pão de ló da mamãe. Bastante carinho e paciência. É bem fácil, só que precisamos higienizar, cortar e esperar secar cada moranguinho.

O bolo aguenta umas seis horas, depois começa a escorrer os recheios por baixo e o morango começa a manchar, pelo menos esse que eu faço.  Os bolos profissionais devem durar mais.



Meu marido me deu de presente esse prato de bolo lindo. Um sonho! Estou apaixonada. Chega de ficar equilibrando um prato num potinho e depois morrer de medo de esbarrar. Palmas para o Tiago!

Os doces eu fiz um dia antes e guardei em refratários com tampa, morrendo de medo do ataque das formigas. Eu calculo no mínimo duas unidades por pessoa de cada coisa que eu faço. No total eram dez pessoas convidadas, foram nove. 



Sobrou muito doce, quase tudo. Como era minha mãe e minha sogra apenas eu dividi tudo entre nós três. É melhor do que faltar!

Vamos as quantidades. Eu prefiro fazer o doce no copinho grande. Uma lata de leite condensado faz de oito a dez potinhos. É colega!!! Eu fiz 60 doces no copinho e usei seis caixas de leite condensado: 20 brigadeiros, 20 beijinhos e 20 bichos de pé (que nome, né?).
É importante desligar o fogo um pouco antes do ponto para enrolar a massa e colocar a colher descartável logo após encher os copinhos.  Só não esqueça que é chatinho de guardar, com a colher fica ainda mais difícil acondicioná-los.






Essas etiquetas são feitas no photoshop e depois reveladas como foto. Aprendi (estou aprendendo ainda) com a Dani Prado. Eu faço e o Tiago arruma. Daqui umas festas a frente, eu já devo conseguir fazer sozinha.



Não usamos flores dessa vez, nem nossa amada hortênsia azul. Só os trigos secos mesmo. Ganhamos da Fátima, da Fátima flores. Usamos três maços, que devem vir com uns dez macinhos cada um. Quantidade mínima, viu? Quantos mais "repolhudo" mais bonito! Na internet é possível encontrar decorações lindas com trigo, é muito elegante. Eu amei!



A gelatina eu sempre faço de framboesa, embora eu sempre acho que só muda a cor e é tudo a mesma coisa. Vão quatro pacotes para fazer 20 unidades. Esse potinho é muito fofo e a tampa vira também um pézinho, transformando o pote em taça. Todos os poucos descartáveis são da Plastipel, preço bom e variedade.

Como lembrancinhas fizemos coca-cola com rótulo personalizado, só que não tem foto, só essas aqui do lado :-(




A maria mole minha mãe que fez a massa também, eu só cortei e passei no coco. Já repararam que eu só faço o embelezamento, né? O serviço "pesado" sempre sobra para a mamãe. Pois é, meus dias estão contados, logo, logo eu troco de cargo. 




Foram feitas duas caixinhas e rendeu muito: dois refratários grandes, só usamos um, o outro está na geladeira inteirinho :-) Bem, os doces foram esses: brigadeiro, beijinho, maria mole, gelatina e bolo.

Como combinamos as 16 horas, no domingo, não fiz jantar e nem salgadinhos. Servimos cachorro-quente (não os meus!) na bisnaguinha, pão com carne moída e calabresa ralada no mini pão francês.




Também tinha torta de frios. Eu corto em pedaços de tamanhos diferentes, os menores: presunto, mussarela, queijo prato e milho; os maiores acrescento temperos, tomate e azeitona. Assim quem não gosta de algum dos ingrediente não fica sem opção. Mesmo assim coloco alguns ingredientes inteiros para ser fácil de tirar. Lógico que é bem mais fácil acertar quando você conhece intimamente cada pessoa e seu paladar.


Para finalizar tinha Doritos e salada. É incrível como sempre uma das primeiras coisas que as pessoas pegam é o Doritos. Dez pessoas consomem um pacotão, do maior. Faça seus cálculos!


A salada eu fiz nos potinhos de sempre: alface bem fininha, tomate sweet grape, cenoura ralada, azeitona sem caroço e milho em conserva. Ficou bem fofinho. A ideia inicial era colocar atum em pedaços os frango desfiado, mas de última hora, desisti. Sempre deixo tudo na geladeira pronto para repor, fora as duas unidades para cada pessoa que ficam expostas. A salada foi a única comidinha que eu fiz uma unidade por convidado. Só que lógico que na geladeira, ficam em potinhos tudo já higienizado, cortado e pronto para fazer novas porções.


É isso, gente! Valeu a pena cada preparativo. Ficamos muito felizes. A gente precisa de momentos com os nossos mais queridos, sempre. Gostaram?

OPS, atualizando: Esqueci de contar para vocês que tiveram os bem-casados da Claudete, mas como na minha casa não tem hora para comer cada coisa, e cada um pode comer o que quiser, quando quiser (até o bolo). Eles não ficaram para levar, podia comer quantos quisesse a hora que quisesse, pena que a Olívia não gosta. Tempos atrás eu comeria uns três fácil, fácil! Agora estou negociando com ela para ver se como um amanhã.


Meu pai levou esse bolinho fofo! É sempre bom e elegante ter o bolo mais simples do mundo para quem não come o bolo principal. Agora acabou. 



17 comentários:

  1. Sempre lindos...Deus abençoe esta linda união!!! PARABÉNS!!! Beijos
    Glauce

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!Só senti falta de uma foto de vcs...
    Festa é tudo de bom né?Esses bolos sem glacê tb!Pena que aqui não encontramos as famosas frutas vermelhas(só morango mesmo!), mas o seu ficou legal assim mesmo.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Tem fotinha nossa no outro post!
      Eu estava tão feinha... mas, tá valendo :-(
      As frutas vermelhas tem o básico (mirtilo, amora, framboesa e morango) no hortifutti da Ademar de Barros. Só que não tinha dessa vez.
      Eu cortei meio torto a parte de cima, mas tá valendo...

      Beijo e saudade
      Nathália

      Excluir
    2. muito fraco né?Tinha que ter sempre...lá no lugar de gente feliz, tb se encontra,mas de vez em quando.O mirtilo tem congelado, mas se usar em bolo acontece de aguar tudo.só serve pra suco e geléia.Aliás nem sei pq estou escrevendo de comida, ando fugindo de cozinha rsrs.
      Eu concordo com o Tiago...vc está linda!

      Excluir
    3. Congelados não dá!
      Vamos plantar no seu sitio?
      Cheio de poesia e artes de pano...kkk!
      Que tal?

      Excluir
  3. Oi Nathália e Tiago amei tudo..vcs são de todo o capricho e muito carinho..Que Deus abençoe essa união bjs Tia Teca

    ResponderExcluir
  4. Lindo Nah, parabéns pelas bodas e é claro, pela Olívia. FELICIDADES para a sua família. Beijos, Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está o casamento, amiga?
      E essa vida de viajante?

      Saudade de você.
      Obrigada pelos parabéns :-)
      FELICIDADES para a nossas famílias.

      Excluir
  5. Oie! Achei linda a sua comemoração. Gostaria de publicá-la no meu site sobre bodas! Você autorizaria? Abs

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua comemoração! Vou usar de Inspiração :)
    https://formandonossafamilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua comemoração! Vou usar de Inspiração :)
    https://formandonossafamilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua comemoração! Vou usar de Inspiração :)
    https://formandonossafamilia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.