Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2013

O quinto ultrassom da Olívia

Hoje foi dia de ultrassom! Eba. Faltei no trabalho e fomos ver a nossa Olívia:

Ultrassom obstétrico inicial - 10 semanas
Ultrassom obstétrico com translucência nucal - 13 semanas
Ultrassom obstétrico (confirmação do sexo do bebê) - 16 semanas
Ultrassom morfológico do segundo trimestre - 22 semanas
Ultrassom obstétrico convencional com doppler - 30 semanas

Embora hoje o exame tenha sido mais rápido do que os anteriores eu tive uma notícia tão maravilhosa :) A Olívia não é mais pélvica (sentada). Tchuru-ru-rá!

Nos primeiros minutos a Dra. Patrícia Thomaz de Oliveira, com quem fizemos todos os exames, falou que a Olívia estava posicionada de forma cefálica (cabeça para baixo). Para mim já estava bom, nem precisava ouvir o restante.

Mesmo não chegando a estar enlouquecida triste com o posicionamento dela, desde 15 semanas soubemos que ela estava sentada, e até dez dias atrás, ela ainda estava assim. Então foram mais ou menos 15 semanas esperando ter uma notícia dessas.

O melhor foi quando a obstetra disse que agora dificilmente ela vai ter força para sentar novamente (é raro, mas não é impossível). Uma vez que a cabeça é mais pesada do que o bumbum. Voltei a ter chances de um parto normal, isso é muito legal. 

Como sempre os ultrassons começam iguais: exames anteriores nas mãos do médico, dados no computador e dvd pronto para gravar tudinho :-) Cada "item" é calculado e comparado com o que é esperado para a idade gestacional.

Veja o que foi verificado:

- Biometria fetal: diâmetros, circunferências, comprimentos e índices;- Quantidade de feto, sua posição e apresentação;- Sinais de vitalidade caracterizados por movimento corporal ativo e ritmo cardíaco (132 bpm);- Inserção da placenta, posição, grau de maturidade e espessura;- Quantidade de líquido amniótico;- Morfologia do cordão umbilical, suas artérias e veia. 
- Biometria cefálica;
- Biometria abdominal;
- Biometria óssea e as suas relações e,

- Morfologia fetal: crânio, lábios, face e região cervical, coluna vertebral, coração, tórax, parede abdominal, fígado, vesícula, estômago, rins, bexiga, membros superiores e inferior e genitália externa. 

O Doppler é um método que permite a avaliação do fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos da mãe, da placenta e do próprio bebê. Através dele podem ser analisado: a irrigação dos principais órgãos, se o nível de oxigenação é o necessário e se o funcionamento está satisfatório. 



A Dra. Patrícia falou que a Olívia é bochechuda! Será, gente? Puxou quem? A gente não faz ideia!


A bebê um pouquinho mais perto! Ainda não dá para ter noção de nada, mas eu só quero ver quando ela nascer :-)


No dia de hoje 15.03.2013 a "Lolo" (O mari chama a Olívia de Lolo) tem 30 semanas e 5 dias. Peso fetal estimado é de 1.642 gramas e o comprimento de 39 centímetros. Está crescendo na média. Nem para mais, nem para menos. Graças a Deus!

5 comentários:

  1. Oi Olívia, tudo bem com vc?Tá gostando desse lugarzinho ai?Aqui fora tem um ninho super fofis te esperado...e umas pessoas um pouco estranhas tb!Mas logo vc se acostuma!Vai ser divertido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tia Kel!
      Estou bem.
      Depois que eu nascer, vamos nos encontrar nesse meu ninho, hein?
      Aguardo a sua visita.

      Beijos

      Olívia
      (Primeira vez que eu escrevo por ela...kkk!!!)

      Excluir
    2. hahaha...isso é que chamo de brincar de boneca!Dá uma vontade de ver logo!

      Excluir
  2. Nathalia vce não vai fazer o 3D, acho que é de 30 a 32 semanas eu fiz da pra ver o rostinho bem mais nítido. Bjosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nancy, linda!

      Nossa já começou um friozinho e as suas coisas da loja deixam minha casa tão gostosa e aconchegante :)
      Eu não quero ver o rostinho. Não queria saber nem o sexo, mas acabei me rendendo...
      Eu quero surpresa :)

      Passo na loja no final de semana para pegar o tapete, nos avise quando ficar pronta a loja para as fotos.

      Beijo grande
      Adoro você.

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.