Páginas

sexta-feira, 26 de abril de 2013

E o pós-parto como é que está? ATUALIZADO

Comentários em vermelho feitos seis meses depois da data da publicação do post!

Além das muitas coisinhas para o seu bebê, mas cedo ou mais tarde você irá descobrir que a sua lista de necessidades também vai crescer, futura mamãe. Você precisará investir não só em itens para o bebê, terá o seu enxoval. Dá para acreditar nisso?

Existem diversas opiniões e você vai ter que escolher entre muitas opções. É bem importante ouvir os profissionais que você escolheu para estarem ao seu lado nesse momento. Apesar que entre eles também existem ideias bem distintas do que se deve ter, fazer ou usar. Vale também conversar com as mamães que estão no pós-parto, com outras mulheres da sua família e amigas sobre como elas passaram por essa fase tão "elegante e sexy" que é o pós-parto.

Eu acabei tendo três orientações durante a gestação. Fora 'azamigas' e os palpiteiros. Fiz esse post com o pequeno conhecimento que conquistei depois de encontros com a Dr.ª Miriam (minha ginecologista há muitos anos e obstetra até o sexto mês), Dr.ª Tatiana, minha obstetra atual e para todo sempre e a Dr.ª Paula, fisioterapeuta e doula. Tem coisas que eu ainda estou decidindo como fazer, outros procedimentos eu já adotei e fazem parte da minha rotina. 

Eu considero importante ser flexível, saber ouvir e estar disposta a trocar de opinião sempre, sem o menor receio. A gente se prepara, mas só a prática nos torna mãe. O problema é que as questões pós-parto vão chegar até você muito antes do que você imagina. Vamos a ela?

Minhas amigas sempre me perguntavam se eu já estava fazendo a preparação dos seios para amamentar a Olívia. Durante os primeiros seis meses a Dr.ª Miriam não quis que eu fizesse nada. Como eu sempre comentava e perguntava muito no dia do pré-natal, ela me receitou a pomada Millar (lanolina) e disse que eu podia comprar um mamare (disco de silicone). Mas deixou claro que a opinião dela era que nenhum desses procedimentos era necessário. O segredo da amamentação é o bebê pegar corretamente no seio da mamãe. Ainda falou que nos congressos médicos é unanime a indicação para a 'saúde da pele' do seio passar um pouco do próprio leite nas mamas. Como estava na época de transição de obstetra eu não fiz e nem comprei nada, esperei pela opinião da Dr.ª Tati. 

A Dr.ª Tati, até o momento não me indicou nada e nem concordou com as minhas tentativas de fazer com que ela me indicasse algum procedimento. Faltando cerca de dois meses para a Olívia nascer ela examinou as minhas mamas e disse "Tudo o que você precisa está aqui: colostro". Eu fiquei toda feliz.

Entendeu, né? As duas obstetras que são da minha total confiança, são da opinião: colostro, leite, pega correta do bebê, paciência e disponibilidade.

As duas estavam certíssimas! A preparação dos seios não ajudou em nada para mim. A amamentação é de esfolar, dói bastante nas primeiras semanas e expliquei tudo direitnho  nos post sobre amamentação.

Bem, eu já estava quase convencida em não fazer nada e esperar a experiência para decidir o que fazer, quando... depois de conversar com a Doula, tive orientações diferentes. Ahhhh!!! Parece que a gente vai ficar louca, mas calma que vai dar certo!

A Dr.ª Paula, a doula, quando nos recebeu tinha uns peitinhos de crochê. Muito legal para mamães de primeira viagem. Péra! Me deixa explicar: é uma madeira fininha que tem dois peitinhos feitos de crochê, eles são recheados de semente, tem auréola e bico. Entendeu? 

Dessa maneira mega didática, a doula nos explicou como passar uma fina camada de pomada, todas as noites, de pura lanolina (nos deixou livre para escolha da marca). Quem quiser saber mais sobre as pomadas de lanolina pura, clica aqui. Alem de espalhar por toda a auréola tem um jeito especial de passar no bico. Também nos apresentou o absorvente de seios e a concha para amamentação. 

Quanto ao absorvente para os seios, a doula nos indicou o da marca Johnson pois ter qualidade e ser facilmente encontrado em qualquer mercado. Nós compramos apenas uma caixa pequena, com 12 unidades. Já ouvi várias opiniões diferentes. Algumas mamães disseram que não gostaram de usar esse tipo de absorvente pois algumas vezes ele acaba grudando na pele do seio e machucando ainda mais. Outras disseram que usaram muito e gostaram do resultado. 

Eu sei que antigamente as mulheres colocavam era uma fralda de pano para absorver o excesso de leite. Nós escolhemos ter os absorventes em casa para experimentar, caso não seja usado não tem problema, custa bem pouco. Caso eu me adapte e precise mais, é só comprar mais uma caixa. Eu já andei pesquisando e vi que algumas marcas vendem um de tecido que é reutilizável, lógico que eu vou preferir esse, evito o uso desenfreado de descartáveis. Adorei o da Philips Avente, vem três pares e é rendadinho, fofo!

Não usei, não gostei! Absorvente para seios não foram aprovados. Os absorventes continuam em casa, sem uso.

As conchas para amamentação eu estava ignorando. É que fico meio feio na roupa, sabe? Fica horrível! Dá para perceber que a mulher está com um volume estranho nas mamas. A Dr.ª  Paula também nos mostrou alguns modelos e nos explicou a diferença entre eles. Toda mulher tinha que ter direito a ter ao menos uma consulta com uma doula, gente! 

Dessa vez a indicação foi para procurar por uma concha de base flexível, de silicone. Também fomos orientados a dar preferência para as anatômicas, que são da marca Phlips Avent e Nuk. Mas, tem várias marcas e preços muito mais baixos. 

Eu ganhei de presente da minha mãe. Ela me deu duas lindas da Nuk. (Só grávida e com muita vontade de amamentar em livre demanda para achar uma coisa estranha dessa linda). Bem, na caixa vieram dois pares de concha anatômicas. Uma tem orifícios para a pele poder respirar e deixar o petinho descansar em paz  Tadinha, da Nathália gravida. Seios de uma mamãe recém-nascida não descansa nunca! durante os intervalos das mamadas. Intervalos? Oi? Isso existe? A outra não tem furinhos, serve para colocar em uma das mamas enquanto o bebê suga a outra. É que pelo que entendi elas vazam ainda mais nesse momento. Só usei a de furinhos. 

Pode parecer meio bobo, mas eu vou explicar para quem ainda não entendeu: essas conchas são usadas dentro do sutiã, evitam que o bico do peito fiquem encostando no tecido exercem muito bem a função, evitando contato principalmente quando a pele está super sensível sempre está sensível. Também evitam que a mamãe fique com a roupa molhada, já que recolhe o excesso de leite. Nos dois primeiros meses, as conchas enchem em minutos e com tantas coisas para dar conta, a gente esquece de esvaziar e leva altos banhos de leite. É preciso esvaziar, conforme necessidade e o leite acumulado não deve ser dado ao bebê.

Tem várias pessoas que não se adaptam ao uso das conchas, outras amam. Vamos ver como vai ser a minha experiência.

Quanto as lingeries, preparem-se para o pior. É caro, é feio, mas é confortável. Fazer o que, né? Acredite. É só a barriga crescer para você aposentar tudo o que tem. Os seios crescem muito rápido no início da gravidez e as calcinhas não param no lugar. Você vai ter que ir comprando aos poucos e se ajustando as suas novas formas.

As calcinhas para a gestação vão te preparar para as calcinhas pós-parto. Nada é tão horroroso que não possa piorar, colega. As calcinhas mais confortáveis durante a gestação, que eu indico de olhos fechados são essas da Demillus. Esse cós duplo é perfeito para nos dar segurança enquanto a barriguinha só quer saber de crescer. Ela é muito macia e não machuca nada. Lógico que tem vários inconvenientes  um deles marcar em algumas roupas, vai pensando que é só o bebê que vai usar fraldas mas para o dia-a-dia é o que há. Esse modelo tem essa estampa champanhe e uma branca com azul que tem um tecido excelente. Na cor bege tem uma lisa que também é ótima. Elas sempre aparecem na promoção, comprando mais de uma. Compro com a minha sogra, que sempre me dá descontão. Eba!

Os sutiãs de amamentação também tem para todos os gostos e bolsos. Eu comprei sete por causa que a minha querida e super guru Anne, disse que fica com cheirinho de leite e as trocas são frequentes. Verdade! O indicado é de dois a três peças. Fica a sua escolha! Também optei pelos da Demillus que são os 'pares' dessas calcinhas que eu citei, porém eu já sei que vou demorar para usá-los como conjunto já que tanto Dr.ª Tati, quanto Dr.ª Paula já disseram que calcinha pós-parto tem que ser dois dedinhos acima do umbigo. Calma! A gente sobrevive. Os dois sutiãs estampados tem essa parte que fica ligada a alça e o bege é completamente solto. Pelo pouco que eu notei essas alças discretas e fininhas (kkk) vivem pulando da blusa. Obrigada, Senhor Jesus, pelo meu pós-parto no inverno. É super chato ter que se vestir todos os dias em função do nada discreto sutiã de amamentação. Eu experimentaria comprar de outra marca. Não achei durável e bem sem qualidade. Reprovado!

As calçolas (é bullying classificar um fio dental e um negócio desse como calcinha, vamos classificá-las em grupos diferentes, né?) comprei todas bege, dá até um desespero quando olho para elas. Como é uma coisa que eu detestei tenho só sete e pretendo que seja o suficiente. Comprei de três modelos diferentes muito imortante comprar modelos diferentes, mesmo que com o mesmo estilo, duas de cada e uma avulsa, todas da Demillus. Eu nunca compro  tudo exatamente igual, assim tenho mais chance de acertar. Exatamente!  Lembre que é meio um tiro no escuro, quando você estiver no tempo de comprar essas peças, você não poderá experimentá-las. Afinal, não dá para colocar essas lingeries de alta compreensão com o bebê na barriga. 

Pronta para um show de sensualidade? Prepare-se para imagens chocantes. Minha cunhada vai ficar noiva, está toda toda com assuntos de noivado e casamento, eu sempre brinco com ela: "Quer uma dessas pro seu enxoval?" Ela morre de rir!



A cinta é outro produto muito polêmico. A primeira obstetra Dr.ª Miriam indicou o uso da cinta que vem desde a calcinha, pois aquela que é só a parte da barriga podia incomodar a cicatriz, caso fossemos fazer uma cesária. Fato! A Dr.ª Tati (vou fazer um fã clube) foi bem sincera quanto ao uso da cinta no pós-parto. Não proibiu e nem indicou. 

Dentro da medicina os estudos atuais dizem que a cinta não serve para 'remodelar' o corpo depois do parto, como a maioria das mulheres acreditam. Alimentação e exercício cuidam do corpo. A cinta serve apenas para dar segurança, apoio e bem-estar, se for o caso, para a mulher. A cinta, então, teria muito mais um papel psico-sensório-social para a mulher (kkk) do que físico. Exatamente isso! Em outras palavras cintas são para cirurgias que tem finalidade modeladora. Essa linha de pensamento acredita que a calcinha acima do umbigo da conta do recado. Verdade!

Já a Dr.ª Paula me indicou o modelo 14007 da marca nova forma (comprei essa! Usa-se de fato muito pouco) é uma cinta modeladora sem busto, cavada e de fechamento frontal. Pediu para que não comprasse nada muito apertado e que apenas uma unidade seria o suficiente. Eu também tenho duas calcinhas mais durinhas, que são como cintas, próximas ao umbigo.

O Mamare, que eu comentei lá em cima, é um disco em gel que promete alívio imediato. É unanime entre as mamães recém-nascidas como uma das melhores formas para curar rachaduras, dores e super sensibilidade. O problema é que mesmo sendo encontrado na maioria das farmácias a caixa vem com apenas um par e o preço está em torno de R$ 50. Tem pessoas que relatam que  mesmo tendo cuidado na manipulação o danado rasgou no primeiros dias, outras conseguiram fazer o seu disquinho durar por cerca de dez dias. O fabricante menciona três a sete dias de uso, dependendo dos cuidados . É a invenção do século!

 A Dr.ª Miriam me recomendou adquirir um par e deixar em casa, a Dr.ª Paula disse para só comprar se for necessário. A Dr.ª Tati me deu um folheto (pequeno livrinho) maravilhoso de um super médico, um dos maiores nomes em aleitamento materno no país, o Dr.º Corintio Mariani Neto. Se eu lesse pensamento talvez ouviria um "Vamos nos preocupar com o que interessa: fazer do jeito certo e não se entupir de produtos para tratar o problema que ainda nem existe". Isso mesmo! Acho que foi mais ou menos isso que a Dr.ª Tati pensa sobre esse tantos apetrechos.

Tem esse vídeo no YouTube, que o Dr.º Corintio explica sobre como proceder nos casos de desajustes na amamentação. Manja a tranquilidade da pessoa? O vídeo é curtinho. Assiste que vale a pena.

Os absorventes em todos os hospitais que peguei a listinha sobre os procedimentos da mala da mamãe pedem um pacote dos pós-cirúrgicos. Dr.ª Miriam: Não precisa, o noturno está ótimo. Drª. Tati: Compre um pacote, você usará provavelmente apenas nos dois primeiros dias. Drª. Paula: Apenas um pacote. Dois devem ficar na bolsa do dia-a-dia para serem usados se a bolsa estourar, para não ficar pingando e aumentar ainda mais o desconforto emocional. O restante na mala do hospital.  Excelente. Traz conforto nos primeiros dias pós-parto. Parece uma fralda, mas o que você mais vai querer é conforto!

Bem, eu comprei. Minha mãe me ajudou a ter coragem. É muito grande e assustador, quase aterrorizante.  Eu comprei e nem abri, limpei a embalagem e coloquei na mala. A Dr.ª Paula me mostrou o absorvente, explicou que a calcinha precisa ser grande para poder ter eficácia no uso e quando eu cheguei em casa abri o pacote para já colocá-los junto com as minhas roupas da maternidade. Constrangedor! É estranho mesmo, mas compra um pacote, você não irá se arrepender!

Embora eu acredite que não vou usar estou levando uma embalagem de absorvente noturno Não usei! na mala da maternidade, e tenho três pacotes em casa, de marcas diferentes. Sempre dou prioridade para as coberturas suave, que são de algodão, mas dessa vez, um dos pacotes pequenos é aquela cobertura sempre seca, que eu não gosto muito. Vale a pena ter pelo menos uma embalagem do tradicional e alguns protetores diários. Tendo ao menos um de cada tipo você poderá comprar mais conforme sua necessidade.

E ae, já caiu na depressão ou conseguiu chegar até o final dessa postagem? É benhê! Só coisas lindas, charmosas, femininas... A gente sobrevive a isso. Coragem, é chato se ver toda acabada, por muitos meses a única coisa fofa, arrumada e perfeita vai ser o bebê. Não é para a vida toda e com humor é possível tirar tudo isso de letra. Bastaaaaaaaaaaaaaante humor!


Estamos juntas!










10 comentários:

  1. Caramba...essas coisas são bem chatas mesmo mas fazem parte, comecei a me livrar de algumas delas mês passado,parecia que esse dia nunca iria chegar. Pensa em uma pessoa toda feliz no dia que voltou a dormir de bruços...a quantidade de leite não permitia rsss.
    As conchas eu não gostei mto pq elas enchiam super rápido e era mto ruim ficar tirando o leite toda hora, sem contar que qualquer movimento que fazia vazava tudo,mas me ajudou bastante pra poder esvaziar o seio antes de mamar,pq qdo estava mto cheio não formava bico e ele não conseguia mamar,sem contar que espirrava na cara dele hahaha...mas agora isso não acontece mais e parou de vazar (aleluiaaa!!)e tb qdo está com rachadura realmemnte é bem melhor do que o absorvente, e para recolher o leite enquanto amamenta tb é uma boa,mas tinha vezes que não dava certo pq vazava por encher rápido demais. De noite eu cortava fralda descartável pq o absorvente de seio não dava conta e fralda de pano tb não. Pensa em um lençol com poças de leite toda noite kkkkkk.
    As calcinhas prefiro nem comentar rsss...
    A cinta me ajudou bastante,principalmente na hr dos movimentos de deitar,sentar,levantar...mas como vc disse, em relação a estética não acredito que ajude mto não tb,comprei mais pela dor da cirurgia. Comprei a que cobria somente a bariga pq Davi nasceu no verão,então sem chance!!!! Já não tinha vontade de usar essa,imagina a outra!
    Absorvente noturno usei por uns 40 dias,AFF! E o absorvente pos cirurgico é bizarro mesmo kkkk.
    Pensei em comprar o mamare mas é caro demais,então usei somente a pomada mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, essa é a minha mamãe Guru!!!
      Obrigada, Anne.
      Você está linda e começando a largar esse pós-parto chato.
      Parabéns por cada etapa vencida ;-)

      Excluir
  2. Corrigindo: usei 40 dias absorvente...noturno foi menos rsss

    ResponderExcluir
  3. Cintas dão segurança mesmo, usei e uso até hoje.E a Ivete Sangalo tb admitiu que usa e quem coloca vestido não quer mostrar saliência e fica mais bonita mesmo e pronto e acabou!kkkkkk
    Do restou não vou falar pq não lembro mais,só lembro que meu marido me chamava de maiada pq eu tinha muito leite e os seios vazavam no começo, mas eu gsotava de tudo.Estava tão feliz, que nada me incomodava.

    ResponderExcluir
  4. Nossa quanta novidade nem nunca tinha ouvido falar dessas conchas, usava somente o absolvente mesmo, mais tinha uma outra marca que não era Johnson que tbém era bom lembro da embalagem rosa e começava com Y, se lembrar te conto. Tbém não fiz nenhuma preparação antes e descobri o Lanidrat na Casa de Saúde, ganhei uma amostra grátis da enfermeira e usei desde a primeira mamada (achei a invenção do século). O Absolvente pós parto eu usei no hospital e uns 2 dias em casa mais no meu caso eu sangrei muito( acho que por conta de um mioma e do parto normal, ouvi dizer que cesárea sangra menos mais não sei se é verdade), depois o noturno da conta acho que tbém uns 40 dias viu! E não consegui user cinta pq tava muiiiiiiitoooo calor, acho que não fez diferença. Bjossssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No próximo você vai ser apresentada a tudo isso!
      O absorvente deve ser o York.

      Amo os seus comentários.

      Beijo!

      Excluir
  5. Ah...eh tudo tão lindo e maravilhoso quando nasce um filho que esses detalhes nem importam tanto.Bom,eu sou suspeita né...estou passando por isso pela terceira vez...kkkkkk,mas amo,e acho que nasci pra ser mãe,amo a maternidafe!Quanto a amamentação,usei as conchas no primeiro mês,agora como a Gabi já fez dois meses,parece que está tudo normalizando,e agora uso os absorventes.E as cintas só pra sair agora...usei no primeiro mês direto,por causa da cesaria e as calcinhas gigantes tbm...rsrs.Mas passa tão rapido....ah..absorventes pós parto comprei um pacote e só usei na maternidade,depois noturno e normal.Eh td estranho no começo,mas depois fica tudo prático...e um alívio e alegria vai ser quando a Olívia estiver mamando,e olhar bem nos seus olhos e abri o sorriso mais lindo do mundo!eh muito amor!Que nem calcinhas,sutiãs,conchas...nada disso vai ter importância...vc vai ver.Bj grande!Camilla e bebês...rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Camilla!
      Que bom ouvir isso.
      Você é demais como mamãe.
      Obrigada por todo o carinho.

      Beijo, beijo, beijo, beijo... um para você e outro para os bebês.
      Três crianças lindíssimas :-)

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.