Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Lavando roupa limpa



Hoje foi o dia de lavar as roupas da Olívia. Colocamos (D.Rute e eu) todas as roupinhas lindas na máquina com uma água bem diluída de Omo e depois duas generosas tampinhas de Confort (combinação mais que tradicional e perfeita) e depois colocamos tudo no varal, já em cabides cor-de-rosa para não precisar passar. Rápido, fácil e sem frescura!

Afinal, vamos combinar que as roupas estão limpas, nunca foram usadas e ninguém merece perder tempo com isso!




Ehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!! 1º de ABRIL! Tá, se você não conhece a minha mãe, nem teve graça. Eu juro que eu pensava que estava muito cansada para a minha única piadinha do "dia da mentira", mas abril é um mês tão especial, que não podia passar em branco.

Piadas à parte! 

Como hoje eu ia ao ortopedista (consulta desmarcada em cima da hora) e faltaria ao trabalho... aproveite para ir a casa da minha mãe para finalmente lavarmos as roupinhas da Olívia.

Fase 01
Levei todas as peças de tecido para lá na semana passada. Roupas, fraldas, lençóis, mantas, cobertores, meias, entre outros.

Primeiro gastei uma manhã para tirar excesso de enfeites, etiquetas, preços, plásticos, embalagens e outras desnecessidades. Uma tesourinha na mão, mala aberta e bastante atenção para não cortar nada. 

Aproveitei também para contar as peças, separar por tamanho e fazer uma lista de todos os itens do enxoval dela. A ideia é ter um controle de quanto compramos, o que foi útil e o que podia ter sido dispensado.

Fase 02
No dia da páscoa reunimos algumas mulheres queridas da família para vermos as roupas, conversarmos e rirmos. Foi muito legal e divertido! 
   
Fase 03
Por volta das 10 horas começamos. Eu só olhando. As peças foram separadas por: maternidade, brancas, tons pastéis e coloridas. Não dá para lavar tudo junto, não.

Eu vou escrever detalhado, pensando nas mamães que não tem suas mamães para fazerem 90% do trabalho "sujo" enquanto a gestante mesmo fica saltitante pela casa e só fazendo tipo. Tipo eu.

Todos os utensílios foram bem lavados e depois com um pano limpo teve até um álcool só para garantir. É importante evitar o máximo de contato com os produtos que podem ter ficado residuais e impregnados. 

Nós usamos de dois a três baldes, corda de nylon para varal, zilhões de pregadores, sabão de cocô líquido, bastante água corrente e muita paciência. Tudo foi lavado à mão minunciosamente pela minha mãe.

Dai, você pode estar pensando: "Para que voltar no tempo e ignorar as facilidade de uma máquina  de lavar?" Bem, se uma pessoa pode gastar seus dedinhos o dia inteiro no facebook, por qual motivo outra atividade "manual" não pode ser feita por um dia inteirinho.

Sem julgamento, cada um gasta seu tempo e braço com o que bem desejar. Não tem nenhum prejuízo para o bebê lavar as  roupas a máquina. O ideal é usar sabão neutro, nada de amaciante e o mínimo de produtos. 

Evite cheiros, tira manchas e produtos abrasivos. Sempre lavando-as separadamente por cor e preferencialmente, até o primeiro ano, sem misturar com as roupas dos outros integrantes da família. As peças delicadas podem ser colocadas dentro de uma fronha.

Voltando para o tanque!

Com um balde cheio de água, coloque poucas gotinhas de sabão de cocô. Depois de diluído é só passar cada roupinha no balde, agitando bem para remover a poeira, sujeiras invisíveis e a goma de cada peça.

Não é preciso torcer, basta apertar sem muita força. As roupas da Olívia passaram por esse processo por três vezes, ou seja, três enxagues. Sempre trocando a água do balde, vezes utilizando água corrente.

A água do balde vai ficando levemente leitosa. Sim, aquela roupa tão limpa e tão branca esconde muitas sujeiras. Depois de finalizado o processo de lavagem, as roupas vão para o varal.

Então, é só começar a lavar o próximo grupo. Bem, demora, viu? Não é preciso lavar tudo de uma vez, como nós fizemos. Se você está grávida e vai fazer todo o processo sozinha é melhor ir aos poucos. 

Aproveitamos que tinha bastante espaço, tempo e disposição (da minha mãe) e infra-estrutura (meu pai montou vários varais por todo o quintal, comprou muitos pregadores, saiu novamente para comprar mais dúzias...) e ficamos a manhã e a tarde toda envolvidos com isso. É bastante trabalho.

Eu fiquei mais arrumando as roupinhas no varal e auxiliando a minha mãe, isso, só isso já foi muito.

Quanto ao sabão eu ganhei um frasco e comprei mais dois. Isso sendo que os papais de primeira viagem achavam que iam precisar de várias embalagens. Minha mãe não usou nem três dedos de um. É muito pouquinho! Sabão não vou comprar por um bom tempo.

Vou providenciar quatro baldes zero quilômetro para a Olívia. É que meus baldes são usados para cosméticos no banheiro social, roupas sujas no nosso dia-a-dia, faxina e roupas de molho na área de serviço. Sem falar que algum deles era o nosso cachorro-conforto (versão canina de bebê conforto) quando os pugs não podiam pisar no chão da rua. 

Na minha cabeça inocente eu vou conseguir manter tudo separadinho! Pelo menos vou tentar. Tomara que dê tudo certo, daqui uns meses eu volto e conto a realidade.

Fase 04
As roupinhas foram todas passadas. Eita carinho, viu? Nossa! Como demora. As roupinhas da Olívia foram passadas primeiro do avesso e depois do lado certo. Eu mal dei conta de passar as da maternidade. Todo o restante ficou para a minha mãe. Eu fico mais fazendo companhia. Cara de pau, né?

Não tem condições de fazer tudo sozinha. Se eu não tivesse minha mãe e nenhuma ajuda eu ia começar a passar desde o sexto mês, bem pouquinho por dia. Sem falar que cada peça precisa de um tipo de cuidados na hora de passar. Vale a pena ver tudo lindo depois, mas na hora parece não ter fim.

Fase 05 
Roupinhas passadas e dobradas é hora de organizá-las na mala da maternidade e organizar o guarda-roupa da bebê, que ficou aberto durante esses dias todos e foi limpo com uma pano levemente úmido. Tudo no lugar, tudo limpinho... que alegria. É uma conquista a cada dia. 

2 comentários:

  1. E cadê aquela foto linda, do varal com aquelas roupas curtinhas?As coisas estão mudando...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk... A "lavação" de roupa limpa foi na minha mãe e não levei a minha máquina!
      Pois é! Vou providenciar uma fotinha... afinal é guardar para a Olivia ver depois. :-)

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.