Páginas

terça-feira, 16 de abril de 2013

Pré-natal - Semana 34

Pré-natal - Semana 34


Dia 12 de abril é o dia do obstetra. Parabéns, Drª. Tati! Lá fomos nós para a consulta com direito a presentinho e tudo!

A partir dessa semana eu vou começar a escrever sobre as minhas consultas pré-natal. Elas vão começar a ser mais frequentes e estão cada vez mais cheias de informação.

Até o sétimo mês a consulta pré-natal era apenas: a solicitação e leitura de exames clínicos e laboratoriais, análise dos ultrassons, acompanhamento do peso e pressão arterial da mamãe, medida da altura do útero, escuta do coração do bebê e uma conversa para tirar as dúvidas do mês que eu sempre levo anotadas no meu caderninho.

A questão do parto normal - para nós - é a primeira opção, mas estamos abertos para a necessidade de uma cesária. Afinal, não depende só de nós essa escolha.

A Drª. Tati não é uma médica cesarista  pelo que temos percebido, ela trabalha com o parto vaginal, mas com critérios e uma margem de segurança, lógico. O que eu gostei bastante na última consulta foi que ela falou que o parto normal é trabalhoso, exige esforço e disponibilidade da gestante. Por mais que seja melhor ouvir que tudo vai dar certo e ser maravilhoso, eu prefiro a realidade. 

Fiquei muito satisfeita com a sinceridade da Drª. Tati, foram muitas orientações, não dá para escrever tudo, o que mais me chamou a atenção foi a questão da desistência de um trabalho de parto normal para iniciar uma cesária, que essa mudança depende de vários fatores e não é instantânea.

Evitei ao máximo ler e assistir vídeos de qualquer tipo de parto durante a gestação, eu acho que a gente acaba se preocupando demais. Ir "crua" para o parto não é o ideal, mas eu penso que não é a gestante que tem que saber mais do que o mínimo necessário. Para isso que a gente tem o médico obstetra, anestesista, pediatra... Eu ainda acho que excesso de informação nem sempre é bem-vinda.

Então saímos do consultório com vários procedimentos a serem realizados: vacinas da gripe, coqueluche e segunda dose de hepatite 'b'; ultrassom com doppler colorido e indicação de vitalidade fetal; procura por pediatras indicadas para a sala de parto, entre outras. Conversamos sobre o pagamento do parto, o rompimento da bolsa e as contrações.

Ficamos conversando por muito tempo. Passa de uma hora de atendimento. Sendo que é uma hora eficaz: tirando dúvidas, conversando, rindo, recebendo orientação e nos preparando para sermos papais da Olívia.

Daqui a quinze dias tem mais! Nossos encontros agora são quinzenais :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.