Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

"Toda grávida imagina o rostinho de seu bebê e conta as horas para ele nascer "


Calma, colega! Não saia espumando por ai se você não sente algo do que as pessoas acreditam ser uma verdade absoluta. Para cada um os sentimentos acontecem de uma maneira.

Lógico que é muito mais fácil conviver com os outros quando você participar da opinião da maioria. Quando isso não acontece, além de paciência é preciso muita tranquilidade para não se sentir culpada e continuar sendo fiel ao que você acredita.

Se eu não tivesse tão certa de que ser professora é o que eu faço melhor na vida, começaria a estudar para ser psicóloga de gestantes. Seria ótimo poder oficializar essa relação que eu acabei criando com algumas gravidinhas e também com as mulheres que escolheram não ser mães.

A gravidez te torna uma pessoa pública. Mesmo que você seja rabugenta e mau humorada como eu, o recém-nascido é um símbolo de pureza, fragilidade e continuidade da vida. Fazer a estúpida não fará com que muitas pessoas  deixem de vir até você, perguntem tudo sobre a gestação e dê muitas opiniões sobre o melhor jeito de criar um filho.

A primeira coisa que eu mentalizo quando qualquer pessoa começa a falar, por pior que for a atrocidade, é que não é por mal e que aquela opinião realmente é o que ela acredita. Em 98% das vezes aquele ser humano só está querendo te ajudar.

Fica mais difícil manter a calma depois que em uma ida na padaria você já deu o boletim da sua humilde vidinha para mais de dez pessoas desconhecidas, mas relaxa. Acredito que até desses momentos a gente sinta falta mais para frente.

Viver cada etapa com todas as suas alegrias e dissabores nos faz passar pelas fases da vida com confiança e sem frustrações. Eu fui criança até quando pude, depois fui mega adolescente, comecei a investir na minha vida adulta, fui noiva com tudo que desejei, casei vivendo cada minuto com todas as presepadas que existiam, fui ter meus cães e agora vou ser mãe.

Tudo no meu momento e vivendo cada segundo. Embora eu seja bem ansiosa e queira que as coisas estejam prontas antes que eu pense em fazê-las, não sou de ficar em pânico antes dos grandes momentos. 

Quando nos casamos eu esperei até a hora do sim pelo tal momento que a gente fica desesperada, chora e estressa por causa da disposição errada dos docinhos na mesa... estou esperando até agora.

Tudo isso para falar que no finalzinho da sua gravidez todas as pessoas começam a ficar ansiosas pela chegada do bebêzinho e se você tiver também, ok! E quando você não está imaginando o rostinho dele? E quando você quer que ele demore o máximo possível dentro do barrigão?

Eu desejo que a Olívia fique na minha barriga o tempo que ela quiser e principalmente precisar. Isso para mim é maior do que a MINHA necessidade do nascimento dela. Eu já nasci. Agora é a vez dela! A 'obrigação' da minha filha é construir a vida dela e não a minha.

O Tiago e eu já nascemos e cada escolha vamos moldando nossas vidinhas. A Olívia é a Olívia. Não significa que eu não desejo a vinda dela para mais perto de nós. Só que me sentiria  muito egoísta de pensar que as coisas tem que ser na minha vontade. Eu escolhi adiantar a minha licença maternidade em quinze dias para estar disponível para a chegada dela. Pronto! Essa é a melhor coisa que eu podia fazer por ela.

Se a maternidade, o obstetra, o pediatra, os auxiliares e os enfermeiros fazem parto todos os dias, a nossa filha vai fazer isso pela primeira vez e só uma vez. Eu não posso interferir na vontade de todas as mamães, mas eu acho que a gente involuiu muito no jeito de nascer. A gente está disposto a muito pouco.

Quanto ao rostinho da bebê, nem com todo o esforço eu consigo imaginar. Só que acho que essa dificuldade vem da minha necessidade zero de que ela seja a melhor, a mais bonita e mais charmosa bebê do pedaço. Primeiro que sendo feia ou uma boneca, não acredito que a relação entre nós duas mude por esse motivo. Então, qual a função de nos preocuparmos com o que não importa? Hein? Hein? E depois, em que a minha vontade de ter uma filha linda pode interferir na realidade do que ela vai ser?

Eu até me preocupo um pouco com a personalidade dela e com o caráter que ela vai desenvolver, mas ainda é nem cedo para isso.

Se a Olívia parecer com o Tiago, comigo, com qualquer pessoa de nossas famílias, com o Miró ou com o Monet (Deus, com a energia do Monet, não, por favor!) ela vai ser a nossa filha. Do jeito que for! A gente vai achar tudo o máximo.

Meu irmão esses dias perguntou qual vai ser a profissão da Olívia e o que eu achava ou pretendia para ela. Eu? Eu não espero nada! Como uma pessoa que foi fazer faculdade de dança, sem ser questionada e com todo o apoio, pode querer mandar na vida de alguém? 

Eu fui criada para ser minimamente honesta, responsável e feliz. Se eu conseguir qualquer umas dessas coisas para a nossa filha já estarei feliz. Isso é o que eu penso e vivo hoje. Se amanhã for diferente estou aberta para viver diferente também.

Seja qual for os seus motivos, se você não está se descabelando para 'conhecer' seu filho. Fique tranquila. Você não está sozinha! Vamos combinar que vocês vão passar a vida inteira para se conhecer e mesmo assim ainda não vai ser o bastante. 

Eu quero ir conhecendo a Olívia por toda a minha vida, com calma, leveza e quando tiver que ser.


"Conhecer você foi um presente
Numa caixa inocente
Que a vida me entregou"


Então, gravidinhas, quando as pessoas falarem:

A essa hora a gente não vê a hora que nasça, né?
A barriga pesa agora no final!
Não dá mais para dormir direito, a gente não acha posição.
Tu fica imaginando o rostinho?
A melhor coisa que tem é marcar a cesária!
Será que ela nasce no dia das mães?
Você não vê a hora de estar com ela nos braços?
Será que ela vai parecer com quem?

Respira, sorria e saiba aproveitar o carinho de quem está se importando com você, mesmo que de um jeito diferente do que você esteja sentindo.





Meu eterno agradecimento a todos aos nossos queridos amigos e familiares que estão na expectativa de viver esse momento conosco. Eu acho lindo quando vejo que muitas pessoas não estão se aguentando de curiosidade para ver a Olívia e adivinhar o dia que ela vai nascer.
Vejo isso como um imenso carinho e desejo de que o melhor aconteça para nós. Fiquem certos de que esses pensamentos farão toda a diferença na chegada da nossa filha! Amanhã será um dia muito importante, onde vamos descobrir muitas coisas sobre o nascimento da bebê. Volto para dar notícias. Obrigada pelo seu carinho e preocupação conosco.

Um comentário:

  1. Oi Nathalia, vou te contar uma coisa, no dia que o Pietro nasceu, eu ja sabia que ele ia nascer, eu não estava ansiosa, não queria que nascesse logo, inclusive estava trabalhando e eu não sei explicar o porque, mesmo porque eu não estava sentindo nada diferente, mais eu sabia que daquele dia não passava, e era uma certeza, inclusive lembro que atendia uma cliente que me perguntou quando nasce e eu disse acho que hoje rsrs a mulher tomou um susto.
    Uma coisa que me arrependo foi de não ter tirado minha licença 15 dias antes (graças a minha teimosia eu achava que tinha que trabalhar até o ultimo minuto e foi o que eu fiz), mais no dia do parto eu tinha trabalhado até as 16hs e fui pra maternidade as 2:30hs da manhã, Pietro nasceu 7hs e no outro dia eu estava acabada, cansada mesmo e acho que talvez o parto fosse mais fácil se eu não estivesse tão cansada. Bjosssssss

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.