Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como trocar as fraldas de um recém-nascido?

Hoje vou contar para vocês o jeito como eu escolhi para fazer a principal higiene da nossa Olívia. Afinal, durante o período que estamos na maternidade, basta levar a criança no berçário e ela aparece de volta limpinha, mas na realidade, não é bem assim!


Você vai precisar de:

Uma garrafa térmica para conservar a água morna
Sabonete líquido neutro
Duas fraldas do tamanho adequado
Algodão (média de cinco bolinhas)
Produto para proteção da região das fraldas
Oléo puro
Hastes flexíveis (duas a três unidades)
Um 'kit completo' de roupinhas para o bebê
Trocador impermeável
Fralda para forrar o trocador

Se possível um lugar seguro, tranquilo, silencioso e com uma altura confortável para a sua coluna :-) Cuide também da assepsia das mãos e evite correntes de vento para diminuir a mudança brusca de sensação térmica do bebê.

O primeiro passo é não ter vergonha de não saber fazer. Você não tem a menor obrigação de saber nada. 

Quanto mais iniciante, maior a importância de preparar o 'mise en place' (kkk), parece brincadeira mais quanto mais as coisas estiverem 'postas no lugar' menos você vai ficar desesperada a hora que seu bebê enfiar o pé no coco. A meia cair na água. O bebê fazer coco bem na hora que você terminar de colocar a roupinha, entre outras coisas que você terá o prazer de descobrir no dia-a-dia.

A troca de fraldas começa antes de pegar no bebê. Arrume tudo antes! Deixe o bebê no seu berço ou no carrinho e quando começar a tarefa será muito mais fácil.

Muitas vezes o bebê suja a roupinha e você precisará trocar tudo, em casa, sempre deixo no trocador um de cada item, pronto para ser usado. Na bolsa, sempre tenho duas combinações completas, sendo uma para o calor e outra para o frio.

1. Deite o bebê, tendo o cuidado para ter certeza que ele não está com a barriga muito cheia. Aguarde uns 15 minutos da última mamada. Se possível, troque o bebê a cada três horas, sempre antes de alimentá-lo.

2. Tire a roupa do bebê. Abra a fralda. Limpe o excesso com algodão umedecido com água morna e uma gotinha de sabão líquido neutro. Limpe bem as dobrinhas e cada parte da região das fraldas.

3. Coloque a fralda limpa embaixo do bebê, que você já deixou aberta e verificou se está tudo certo com o sistema de abre e fecha, para evitar que o bebê urine no trocador e na sua roupinha, quando limpa.

4. Com o uso das hastes flexíveis remova o protetor de assaduras utilizado na troca anterior. No caso da meninas, use o o cotonete caso tenha sujado algum cantinho mais 'escondido' na vagina.

5. Pode parecer que está limpo, mas não está. Passe um algodão com óleo puro, você verá no próprio algodão o quanto fica de sujeira na pele do bebê, mesmo que a gente não consiga ver.

6. Passe o produto protetor por toda a região da pele do bebê que fica em contato com a fralda.Entre tudo que existe no mercado os que formam uma camada invisível são os meus preferidos, pois permite a visualização da pele do bebê.

7. Se houver necessidade, limpe o umbigo do bebê, no primeiro mês usamos apenas álcool 70%. Já em bebês maiores podemos utilizar um pouco de óleo puro para ajudar a remover a sujeira.

8. Se a blusa ou body tiver sujado, tire por baixo, evitando passar o xixi e o coco por perto do rostinho do bebê.

9. Vista-o com calma. Durante todo o processo você pode conversar com o bebê e explicar o que está fazendo e o motivo de cada etapa. Passando confiança e dando um tratamento divertido para a hora da troca de fraldas, seu bebê terá maior chance de gostar desse momento e abrir um sorriso a cada vez que for deitado para começar o processo.

10. No final, coloco todo o material descartável usado dentro da fralda e ainda despejo a água que sobrou na parte absorvente da fralda. Enrolo e prontinho! Faça do jeito que você escolher, independente da opinião dos outros, por mais experiente que a pessoa seja, você tem direito de escolher o que é melhor para a sua cria. 

Quanto mais o bebê crescer, mais ele irá se movimentar. Fique tranquila, você crescerá junto com ele! Você vai dominar toda a situação. Trocas de fraldas podem parecer entediante, acontecem a cada momento, procure tornar um tempo de descanço, pelo menos para o bebê. Boa sorte

6 comentários:

  1. Coisa linda...de noivinha à mamãe...sempre com excelentes dicas!!!
    Glauce

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Daqui a uns meses vce vai fazer um assim : Como trocar um bebê num carro no meio da estrada sem acostamento kkkkkkkkkkkkkk, to brincando o sem acostamento é sacanagem rsrsrsr, bjos to com saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta tempo...kkk!
      Fomos viajar com os pugs e a Olívia com 1 mês!
      Trocamos muitas fraldas na estrada :-)

      Excluir
    2. Detalhe nessa época eu também dava o meu leite ordenhado...kkk!

      Excluir
    3. Vce é ninja mesmo 2 pugs 1 bebe de 1 mês num carro na estrada, passou em 1º lugar no vestibular para mãe pode ter mais quantos filhos quiser rsrsrs

      Excluir
    4. Foi um delícia. No outro carro estavam os meus pais. Toda parada nos revezávamos nos cuidados e alimentação de cada um. Maravilhoso. Paradas a cada três horas para o mama da Olivia. faltando 30 min para a parada eu já começava a ordenhar o leitinho. é só se organizar e ter pessoas para ajudar :-)

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.