Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Como armazenar o leite materno?


Tenho contado para vocês como a Olívia e eu vivenciamos o aleitamento materno. Hoje é o dia de conversar sobre a conservação desse leite para que você ou outra pessoa possa dá-lo ao bebê.

Na maternidade eu ganhei esse recipiente (lado direito da foto) para armazenar leite materno da marca Lillo. Na embalagem vem duas unidades. Acabei comprando mais dois. Estava amando até que descobri que ele permite que a água do banho-maria entre pela tampa.


Na maioria das vezes, colocamos água fervendo em uma caneca e deixamos o leite descongelar. Mas a ideia de ter que cuidar para que a água não adentre o potinho :-( não agradou! Por isso testei os da marca MAM.
Tenho achado a marca excelente e tudo que eles fazem é perfeito. Os copinhos para armazenar o leite materno da MAM vedam 100%. Não entra água, não derruba o leite. Além de ser mais fino e agilizar o aquecimento do leitinho. 

É óbvio que qualquer recipiente pode ser usado para guardar o leitinho, bastar ter tampa e ser fácil de higienizar. Optei por comprar esses recipientes, já que depois da fase leite materno, eles servem para armazenar outras bebidas e alimentos.





O leite materno pode ser conservado 24h na geladeira e por até 15 dias no congelador. Existem linhas que aconselham que o leite sejam ordenhado e servido ao bebê no mesmo período. Exemplo: O leite que foi coletado a noite, deve ser servido a noite, devido a composição, os hormônios e blá, blá, blá!. Para mim, vale mesmo o leite, se eu tenho o leite disponível, dou o do período correto, mas antes esse do que outro.


Coloco sempre um dia antes na data do leite a ser congelado. Armazeno o leite por 14 dias, para deixar uma margem de segurança. Meus pais e o marido sabem o processo todo e acaba que todo mundo entra na 'dança'.

Me sinto muito segura em deixar sempre umas porções de leite com a minha mãe. Sei lá! Coisa de mãe :-) 



Como ainda estou no final da licença maternidade, deixo pequenas quantidades, nunca mais do que 50ml, assim evita o desperdício, já que é mais uma coisa para a mamãe acrescentar como tarefa no seu dia-a-dia.

Outra vantagem do recipiente da marca MAM é que fica fácil colocar os dados no pote. Basta escrever com lápis grafite. Para apagar é só lavar com a esponja do lado macio. Praticidade ajuda muito. A marca Lillo oferece algumas etiquetas auto-adesivas para anotar e colar no potinho, mas não é a mesma coisa.

Sem dúvida meu maior orgulho. Todo o meu esforço. Toda a dedicação. Todas as vezes que eu passo pela prateleira de leite no mercado. Tudo. tudo. Tudo... vale a pena quando eu vejo a cara de satisfação da Olívia com o mama dela :-)

Força, amiga! Não é fácil, não! Contando os dias para viver uma nova fase, depois do seis meses da Lolo :-) 


De tudo isso o que vale é o lema "Mamãe feliz é bebê feliz". Acredito que todos os pais sabem o que é melhor para o seu bebê. Incentivo o aleitamento materno. Me ofereço para ajudar e ouvir minhas amigas mamãe, mas respeito muito a escolha de cada mamãe. Lembrando sempre que cada um tem sua opinião, limite e ainda existem os fatores que impedem muitas mamães de amamentarem seus filhotes :-) RESPEITO EM PRIMEIRO LUGAR. Sem culpa. Sem preconceito!

3 comentários:

  1. Eu amamentei meu bb ate 1 ano e meio...qdo ele por livre e espontanea vontade nao quiz mais.....sinto muita falta do contato..do momento unico que e a amamentacao... Nao conhecia esses potes da Mam....mto legallll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, seja bem-vinda!
      Os potes são maravilhosos.
      Amamentar é mesmo incrível.
      Até mais!

      Excluir
  2. Olá! Vou retornar ao trabalho e pretendo fazer estoque.
    Pode me informar, por favor, qual o volume desses potes da MAM, em ml?

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.