Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Como introduzir a mamadeira na rotina do bebê?


Dona Olívia está aos poucos aceitando a mamadeira. 

Nos primeiros meses de vida, nossa filha tomava o leite ordenhado no copinho. Era viável por causa das pequenas quantidades, sendo que era apenas uma complementação do aleitamento no seio.

O leite ofertado no copo tinha sentido e propósito. Agora nessa nova realidade de preparação para o fim da licença maternidade, não tem como manter as bebidas diretamente no copo de vidro. 

Mesmo não sendo o que eu mais desejávamos estamos ensinando nossa menina a mamar o leitinho da mamãe na mamadeira e sem ser dado pela mamãe.

Estamos nos aproximando do fim do aleitamento exclusivo: voltei a ordenhar o leite e ser parceira da bomba extratora de leite. Melhores amigas!

Para o início dessa novidade na vida da Olívia, temos servido apenas 60 ml de leite por vez, duas vezes ao dia. O resto do dia a bebê continua na livre demanda do mama.

Aqui vocês viram a minha alegria em ter dado a mamadeira pela primeira vez e nossa pequena ter aceitado depois de examinar por uns minutinhos do que se tratava. Mas... tchan-tchan-tchan não foi tão fácil assim! Cué-cué-cué...

Dona Olívia não queria aceitar mamar a mamadeira no teste da noite. Estranhou um pouco quando recebeu o leitinho na mamadeira no colo do papai. Chorou, fez manha e birra. Sim, ela queria o peito.

Como o papai é um fofo teve bastante paciência na primeira vez: distraiu a atenção da mamãe, conversou, caminhou com ela pela casa e ofertou a mamadeira com persistência e tranquilidade. Na segunda tentativa já foi bem mais fácil. Paciência é tudo. 

A cada fase da vida do seu filho você vai precisar ter um objetivo firme na cabeça e muita paciência para não desistir. Afinal, nosso objetivo é manter a amamentação no seio, mas prepará-la para a realidade da nossa família.

Ter um filho é  estar preparado para muitas primeiras vezes. Diariamente!

O desenvolvimento do bebê não linear. A Olívia mamou linda a mamadeira da manhã com a Vovó hoje. Maior orgulho. 

As vezes, eu fico retrucando sozinha, afinal eu não queria dar a mamadeira. Eu queria só dar o seio para a Olívia, minha mãe tem me orientado a não criar nenhum sentimento de culpa.

Tudo bem estou tentando... A culpa vem, não tem jeito, o que conforta é que ainda é o leitinho da mamãe. Vamos vendo até quando dou conta de manter o leite ordenhado. Foco!

Pensa numa alegria? 120 ml de leite me deixa muito feliz! Divido em duas porções e congelo. É pouco 60 ml. Mas, ela mama de verdade, de verdade mesmo no peito em livre demanda. Bem, os treinos continuam. Um dia de cada vez! 

Na foto a Lolo mama a mamadeira nature glass da Chicco com o bico 0+. Só tem um microfurinho, bem neo-natal ainda. Mesmo próximo dos seis meses, ela está criando o hábito e ela esta começando pelo começo. Adiantar o bico para um 6+ irá fazer com que ela engasgue. Tudo no seu tempo!

Uma dica excelente é permitir que seu filho descubra o objeto mamadeira (deixe-o pegar, mascar o bico, lamber, cheirar...). Molhar o bico com o líquido que será oferecido indica ao bebê o que está por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.