Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O primeiro dia de alimentação complementar da Olívia


Esse final de semana iniciamos a alimentação complementar da Olívia aos 173 dias. Estou muito surpresa com o resultado e feliz demais por parecer que a pequena está indo muito bem na introdução dos primeiros alimentos sólidos.

Pela manhã fomos ao supermercado e compramos a laranja lima. Papai fez o suco e cocou numa peneira de trama bem fininha. Estávamos completamente desengonçados. Eh, ansiedade! Vovó ofertou a bebê - com serenidade e na santa paz - o suco em temperatura ambiente

Abri mão da honra de dar o primeiro suco ao bebê já que ela se alimenta melhor com a vovó ou o papai. Isso foi o bacana de ter treinado a Olívia a tomar o leite ordenhado na mamadeira, depois de ter desistido do copo de transição.

Receber o leite materno na mamadeira e sem ser diretamente no seio da mamãe, não deixou de ser um treino para o estágio de conhecer o sabor das frutas.

Lolo tomou 50 ml de suco de laranja lima. São duas laranjas para fazer essa quantidade aproximadamente. Olívia tomou como se já fizesse parte da sua rotina. Ela gostou! IUPI... 

Ah, eram 11h. A ideia inicial era ser as 10h, nos atrasamos mas, preferimos fazer as coisas com calma e passar tranquilidade a bebê.

Foi o primeiro grande motivo que me alegrou nessa fase de preparação para voltar a trabalhar e ficar longe da pequena. Que benção, meu querido Deus!

Olha a mamadeira do suquinho vazia!



Me senti abençoada. Afinal, vivemos fases difíceis na fase RN:  Lolo demorou dois meses para atingir o peso do nascimento. A introdução do suquinho gerou um medinho na mamãe, por esse motivo. 

Como o bebê reagiria a nova alimentação sólida? Quanto tempo o bebê levaria para se adaptar aos novos sabores? 

Antes de começarmos a nos aventurar por esse mundo de suquinhos e papinhas, pesamos a bebê e a balança marcava 6,7 kg. Acho importante que os pais façam a pesagem antes do início da alimentação complementar.

Uma hora e alguns minutinhos depois Olívia mamou no seio e fomos a segunda novidade do dia. Olívia sentou na cadeira de alimentação que ganhou da vovó Albanita e do vovô José pela primeira vez. Ainda precisa de auxílio, mas demos brinquedos e ela experimentou mais essa surpresa.



Quando foi 16h partimos para a papa doce, a gente tinha pensado em deixar uns três dias só o suco da fruta, mas como ela aceitou bem, passamos para a próxima fase.

O primeiro suco do bebê costuma ser de laranja lima, pela manhã. Enquanto a primeira papa doce costuma ser meia banana prata amassada a tarde. Fica a seu critério!

Minha mãe me orientou a amassar a banana prata até virar uma pasta, sem pedaços graúdos. Olívia que já havia experimentado a cadeira de alimentação voltou ao posto e foi alimentada pela vovó, novamente. O vovô ia observando como a bebê estava reagindo no processo de engolir a primeira papa sólida. Ai, que amor!



Fiquei atras da Olívia, meio escondida e auxiliando a posicioná-la na cadeira. Pude ver a fofa abrindo a boquinha para a colherzinha e engolindo tudo direitinho. Não tem preço ver essa evolução do bebê e começar a sentir a tranquilidade que ele já consegue viver longe da mamãe por boas horas.

Ao dar a primeira papa doce o bebê deve receber apenas a pontinha da colher com a fruta amassada. Olívia deve ter comido umas seis colheres de banana, que foi aproximadamente duas rodelinhas. Bem pouquinho!

Assim que ela começou a virar o rostinho e rejeitar a colher, paramos de oferecer. No final do evento - sim, é um evento - Olívia até arriscou umas tentativas de comer sozinha. Papai ficou super orgulhoso em ver que essa vontade já está ali, mesmo que ainda beeeem primitiva.

Ficamos muito em dúvida de oferecer a água. Hoje a maioria dos pediatras apontam para a água ser mínima e princialmente só após a papa salgada. Afinal, a água vai ocupar o lugar na barriguinha do bebê,  que poderia ser de algo com mais nutrientes.


Então, nada de substituir as mamadas ou os sucos por água. Bebês abaixo de um ano deve estar sempre hidratados, mas com quantidades pequenas de água.



Olívia recebeu na mamadeira um pouquinho de água, só para molhar os lábios depois de ter comido a banana. A papa doce substitui a mamada e vale como uma refeição. Olívia mamou só depois de 2h.

Foram 110 ml de leite ordenhado na mamadeira. Depois de mais 2h a Olívia voltou a mamar só no seio em livre demanda até a hora de dormir. A noite fechou em grande estilo com dormidas de 5h direto, apenas com intervalo para mamar um pouquinho do seio e voltar pro berço.

As coisas estão indo bem e logo, logo a mamãe vai deixar de cuidar apenas de uma criança para ficar com várias. Trabalho chamando! 

Obrigada, querido Deus, pela oportunidade de viver esse momento que mesmo sendo de desapego, está demonstrando maturidade da nossa bebê e recompensador pelos momentos delicados que vivemos no início do aleitamento.

7 comentários:

  1. Oi Natália,que bom que a pequena esta aceitando bem outros alimentos, pq para algumas mamães é um grande desafio.Te desejo muita força, no retorno ao trabalho, pois não vai ser nada fácil ficar longe da bebê, dá um aperto no peito.Eu até hj sinto falta quando a minha vai pra escolinha, mas é coisa de mãe,é um amor tão grande que não cabe no peito, mas a gente supera e aprende a lidar com esse novo amor. Bjs e boa sorte.Deus abençoe a sua linda família.Talita

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, agora sim começa o trabalho, logo, logo tem que fazer papinha, almoço e janta, frutas fresquinhas, lembro que nunca frequentei tanto um supermercado e feira livre qto nessa fase, o mama é bem mais prático ja ta pronto é por na boquinha e ta resolvido não sei como tem gente que não amamenta no peito, é muito mais trabalhoso todo esse processo, mais é uma delicia qdo vce vem com a colher e o bebe abre aquele bocão, compensa todo trabalho do preparo. Muito feliz por vce amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente acho mais difícil amamentar. Eu amo, mas acho bem puxado! Sempre me aterrorizaram quanto a fase da comida. Nanci, não é possível que mais difícil do que fazer almoço e jantar para mim e para o Tiago. Será que é? Deixa o tempo passando que eu vou vendo..
      O mais engraçado é que você está com o RN e o ser humano pergunta se esta tudo bem... Se você diz que sim... vem o fantasma da papinha! "É agora é fácil, quero ver quando começar a comer..."
      Na minha HUMILDE opinião cada fase tem suas dificuldades e facilidades... deixa o tempo correr que eu volto a dizer o que achei mais complicado!
      Beijo, Saudade!

      Excluir
    2. Então o que eu achei chato é ter que fazer 2 comidas uma pra nós e outra pro bebê, lembro que qdo ele começou a comer a nossa comida ufa! foi um alivio! Mais acho que cada bebê é diferente como vce disse a Olivia mama de pouquinho já o Pietro fica 40 minutos direto grudado no peito e aí demorava mais pra pedir denovo, então dava um sossegozinho se é que mãe de bebe ainda lembra o que é sossego kkkkkkkkkkkkkkkk na verdade acho que mãe nenhuma sabe o que é sossego nem após 18 anos rsrsrsr. Pra mim o fantasma da papinha veio mais por conta das minhas neuras sempre fui chata achava que o Pietro tinha que ter hora certa pra todas as refeições e tinha que ser respeitada independente de onde eu estivesse, foi o que tirou um pouco da minha liberdade de sair sem ter que me preocupar com isso pois o alimento dele não estava mais apenas no peito prontinho tinha que levar aquela mala que vce deve conhecer bem mais agente sobrevive, um pouco cansada mais sobrevive ainda mais se tiver vovós qto mais vovó melhor bjosssssssss

      Excluir
  3. Agora sim ! a pequena Olivia tta pronta pra sua jornada de todos os dias na casa dos avos com muitos mimos.Parabens Olivia seja bem vinda ao mundo dos sabores.Tia Rose Apolinario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito ela aceitou o convite, viu? Tá gostando do "mundo dos sabores"...kkk!!! Bjo, tia!

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.