Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Alimentação saudável para cães

Assim que trouxemos os pugs para casa passamos por várias "orientações pediátricas"  (Juro que é esse nome!) com a Dra. Luciana Sales do Pet da Vila. Embora hoje a Vet seja a Dra. Rafaela Cassaniga da Petit Colosso, foi com a Vet Luciana que aprendemos o básico sobre alimentação dos cães. Essas duas vets são as melhores do mundo!

Nós eramos totalmente inexperiente, não sabíamos nadinha!

Aprendemos muito e estamos a cada dia avançando mais um pouco. Já passamos várias situações difíceis com esses dois, mas são infinitamente menor do que os momentos de carinho e companheirismo.

O indicado é o animal se alimentar somente de ração indicada para a idade dele e sempre na quantidade indicada pelo fabricante, salvo em orientações prescrita por um veterinário de acordo com necessidades particulares de seu amigão.

As rações indicadas são sempre as "Super Premium", existem alguns petiscos indicados, mas com a alergia do Miró nós evitamos todos. Nós damos frutinhas como recompensa, mas muito de vez em quando. 

As frutas permitidas são: maçã, banana, pera, caqui, kiwi, melão e mamão.
Legumes e verduras (crus ou cozidos sem sal ou temperos): brócolis, abobrinha, milho, mandioca, batata, pepino, acelga, nabo, beterraba, cenoura e mandioquinha.
Também pode: cereal matinal sem açúcar e gema de ovo cozida.

Devemos evitar as frutas ácidas: laranja, limão, abacaxi, morango e tangerina. Também as verduras e legumes: tomate, pimentão e alface. Clara de ovo, bolachas salgadas, arroz, bolo e pão, não são bem-vindos.

Temos aqueles que são proibidos: Cebola, chocolate, bolachas doces, frituras, entre outros.

Aqui em casa eles já comeram: manga, melancia, uva thompson, mamão, pera e maçã. Sendo que a maçãzinha fuji (metade para cada um) é a mais utilizada. Eles gostam bastante. Nos dias de alegria tem a manga, que eles são desesperados pelo aroma. A coisa mais linda! As porções são bem pequenas, sem casca, sem caroço e cortadas em pedaços. Essa foto da melancia é apenas uma brincadeira. Eles comeram bem pouquinho no comedouro e depois estavam brincando com a casca. Depois da foto eu recolhi essa metade da casca e eles nem reclamaram. Já estavam com a barriguinha cheia :-)

Uma coisa muito importante que eu aprendi e, mesmo quando fico com preguiça o mari não deixa de pegar no meu pé: Não damos comida na boca deles. Não damos pedaços do que estamos comendo. Eles só comem no comedouro e sempre no mesmo lugar da casa. 

Lógico que eles querem pular em cima das visitas quando elas estão comendo, mas seguir sempre a mesma regra ajuda na rotina do seu cãozinho. Como ele vai saber a diferença de quando pode ou não pode? Difícil, né? 

Uma ou outra vez eu já fingi que não vi eles burlando as regras da comida. Só que é a exceção, da exceção! Eu sou mais frágil ao ver aquela carinha de pug coitadinho, o Tiago é mais equilibrado e firme. É bom que nós nos completamos e conseguimos chegar no nosso objetivo.

Nós amamos sair com eles e dar água de coco no calçadão da praia. Tem que ser pouco, viu? Uns 100 ml basta! Se der muito eles passam mal e  ficam engasgados. A vet Rafaela disse para não exagerarmos na água de coco, que não era para substituir a água mineral. Diminuímos muito o ritmo de passeio + água de coco. Eles já estavam acostumados, sabe? Hoje em dia, só vezes ou outra.
Hoje eles tomaram suco de manga, prefiro a pálmer por não ter fiapos. O suco não deve ser adoçado e só aquele pouquinho no fundo do comedouro. Acho que entre 50 a 100 ml. O comedouro deles é todo mordido, coisas de Monet. E o do Miró é diferenciado com duas fitas adesivas. Por causa da alergia decidimos que não íamos misturas os potinhos. Já, já estará na hora de trocar. Fevereiro faz um ano que usam esse mesmo comedouro. 


O comedouro deles é de inox e é muito pesado,tem aquele peso no fundo. Escolhemos esse para facilitar a vidinha do Monet que além de cego é muito desesperado e não consegue comer se o pote ficar andando.  Ele é super despachado, mas é cego. Temos que facilitar. Na emergência, se tiver que comer sem o seu pote, nós temos que segurar o recipiente para ele. O Miró comeria de qualquer jeito, ele consegue comer e beber em qualquer tipo de utensílio.

Outra coisa que é muito fácil de amolecer o coração dos donos (não gosto de falar donos, eu não sou dono de ninguém) é a carinha que seu amigão faz a cada vez que você vai para o fogão ou abre o forno. A gente pensa que eles vão ficar com vontade, que estão sentindo fome. O que nos tranquilizou foi saber que eles querem muito mais ficar conosco e participar da alegria de ir para a cozinha, do que comer. 

Aqui não tem muita chance de ficar beliscando o que não deve. Eles não tem moleza! (Méritos: 40% de Nathália e 60% de Tiago) Comem  apenas a ração. É assim que nós pretendemos deixá-los saudáveis e felizes pelo tempo que Deus nos permitir ficar juntos. Torcemos para que sejam muitos anos de amizade. Vivemos um dia de cada vez.

A cada semana voltarei aos assuntos PETs, ainda temos muito para conversar sobre castração, ração, controle de pragas e verme do coração, banho e tosa, atendimento veterinário, produtos, brinquedos, passeios, entre tantos assuntos que envolvem a posse responsável de um cãozinho!

E ai, Vet Rafaela linda e maravilhosa, estamos aprovados?

Beijos a todos os visitantes e aos seus amigões!






2 comentários:

  1. Vc leva seus pets lá no Petit colosso em Bertioga?Eu tenho cuidado das minhas lá tb. Adoro a tosa deles.Ontém mesmo fui lá pra levar a Vida.Olha nas fotos como ela ficou linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois são apaixonados pela Ju do Petit Colosso.
      Os da Camila tb vão lá!!!
      Qualquer dia a gente pode marcar um encontro no petshop :-)

      Então, o Miró que escolhe onde toma banho.
      Quando era baby tomava com um moço, muito carinhos. Um adolescente... que ele amava.

      Depois só quis a Jú!
      Se eu levar em outro lugar ele faz malcriação, quando chega em casa...

      Eu deixo ele escolher... Eles ama a Ju.

      O meu não tosa!
      Nadinha... só banho!

      Beijo

      Ná!

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.