Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O quarto ultrassom da Olívia

Hoje o Blog Nathálisse tem 1312 acessos, 40 postagens e 10 dias de existência :) Eba! Época de férias tudo é uma farra, não? Tudo isso para contar para vocês que hoje teve ultrassom!

Hoje foi o ultrassom de número quatro. Pena que eu descobri que ultrassom não é de comer e que não é para fazer mais toda hora. Ahhhhhhhhh!!! Até que estava divertido. A rotina são esses três quatro primeiros:

Ultrassom obstétrico inicial - 10 semanas
Ultrassom obstétrico com translucência nucal - 13 semanas
Ultrassom obstétrico (confirmação do sexo do bebê) - 16 semanas
Ultrassom morfológico do segundo trimestre - 22 semanas

Agora os exames passam a ser muito mais por particularidades, do que por uma necessidade de análise. O uso do exame de ultrassom será daqui para frente de acordo com o que o obstetra aconselhar. Dra. Miriam que escolhe. Estando o acompanhamento do pré-natal dentro dos limites esperados, não há grande necessidade de ver seu filho toda semana novas análises. 

O meu mês-a-mês é sempre muito tranquilo, sem variações e sempre está tudo certo, saudável, sem nenhum problema. Pressão arterial, peso, crescimento da barriga, coração do bebê, ok! Continuo tomando NATELE e tudo é sempre igual. Graças a Deus! Portanto, sabe-se lá quando voltaremos com post sobre o assunto ultrassom.

Hoje é dia 17.01.2013 o nome do exame, ULTRASSOM MORFOLÓGICO DO SEGUNDO TRIMESTRE. Pode ser feito entre a semana de número 20 a 24. Fizemos na semana 22, para que a criança esteja maior do que com 20 semanas (dããã) e nem tão grande como com 24 semanas (dããã²). 

Olívia querida, com 22 semanas no ultrassom morfológico do segundo trimestre.
Parece bobo, mas é que a minha ideia é aconselhar os futuros papais a fazer o exame na semana que o médico pedir e não por ansiedade, no primeiro dia que der para ser feito. Com 22 semanas, a criança está mais desenvolvida, porém ainda não está tão grande a ponto de ficar apertada no espaço e não ter como medir cada pedacinho dele. Deu para entender?

Para fazer os exames na semana certa, é preciso marcar com antecedência. Como a Dr. Patrícia tem a agenda muito lotada, o combinado com a Dr. Miriam, ginecologista e obstetra, é para eu ter a guia médica e a data para ser realizado o exame, bem antes. Então, da próxima vez que eu for no pré-natal FEVEREIRO pergunto qual o próximo exame e a data, ligo na SaudImagem e deixo marcado com muita antecedência. É o jeito. Do contrário: se prepare para pagar particular, ou ficar pipocando em várias clinicas de diagnósticos por imagem. 

O exame de ultrassom sempre começa com os dados sendo implantados no programa  utilizado para fazer o  exame. Depois do nome, o mais importante é a DUM (data da última menstruação) é a partir dela que se contam as 40 semanas e temos a DPP (data provável do parto). No nosso caso, 12.08.2012 e 19.05.2013, respectivamente. 

A partir dessas datas é possível medir todos os itens necessários e compará-los a média esperada, sempre podendo ter uma margem de 7 dias de diferença, para mais e para menos. Por exemplo, no dia de hoje (17.01.2013) o comprimento do fêmur (coxa) da Olívia mede 38 mm, o que é esperado para um feto de 22 semanas e 2 dias. Como pelas contagens da DUM ela tem 22 semanas e 4 dias, o crescimento está adequado para a idade gestacional. 

Nada de ficar achando que seu filho é 2 dias menor que o da outra colega. Lembre do que eu sempre digo sobre informações demais. Mãe que se acha médica é chato. Legal é ler, saber o que está acontecendo e confiar nos médicos que você escolheu para te acompanhar. Isso basta!

Rosto de frente. Fica um pouco difícil de entender assim, pelo vídeo é mais fácil.
A setinha amarela está próximo da região dos olhos, a parte mais clara é o nariz e embaixo a boca e o queixo. Dá para entender?

Esse exame é bem detalhado. Tudo já visto é recalculado e comparado com os dados anteriores. São adicionadas muitas áreas que antes não estavam tão sensíveis a verificação. Os laudos passam a ser cada vez mais detalhados e com mais informações técnicas. Vou resumir. São muitos itens e todos tem várias classificações. Veja o que foi verificado:

- Biometria fetal: diâmetros, circunferências, comprimentos e índices;
- Quantidade de feto, sua posição e apresentação;
- Sinais de vitalidade caracterizados por movimento corporal ativo e ritmo cardíaco (161 bpm);
- Inserção da placenta, posição, grau de maturidade e espessura;
- Quantidade de líquido amniótico;
- Morfologia do cordão umbilical, suas artérias e veia e,
- Comprimento do colo uterino.

- Biometria cefálica;
- Biometria abdominal;
- Biometria óssea e as suas relações e,
- Morfologia fetal: crânio, lábios, face e região cervical, coluna vertebral, coração, tórax, parede abdominal, fígado, vesícula, estômago, rins, bexiga, membros superiores e inferior e genitália externa. (Cada uma dessas regiões tem análise particular, resumi para não ficar muito extenso).

Coração, batimento e ritmo cardíaco.

No dia 17 de janeiro a Olívia tinha 22 semanas e 4 dias: o comprimento de 25 cm e o peso aproximado de 471 gramas. Graças a Deus, toda perfeita, tudo dentro das margens de normalidade. Toda adequada. Os marcadores ultrassonográficos indicam um bebê saudável.

Hoje ela estava com a mão no rostinho. Sabe como é, né? IPVA, IPTU, seguro,  despesas extras, comprar ração dos pugs, fazer compras e logo, logo voltamos a trabalhar... Ela está cheia de preocupações :) Até parece! O pensamento devia ser "Será que hoje vai ter beterraba no almoço?"

Pasmem, o pé da Dona Olívia tem pouco mais de 3,5 cm. Isso é mais do que era ela todinha da  primeira vez que foi medida. Pode isso? 

7 comentários:

  1. Na morfológica do Davi ele estava com 470 g e 26 cm,bem parecido né!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, parecido mesmo, hein? Vai ver é pq são priminhos...kkkk!!!

      Excluir
  2. hummm.... o pé da Dona Olívia tem pouco mais de 3,5 cm

    acho que vc vai dividir com ela os seus sapatos

    Rute Apolinário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A senhora também, né?

      Vai ter que esconder tudo e levá-la na liquida da Arezzo.
      Vai juntando para dar um Christian Louboutin básico para ela no niver de 15 anos. kkkkk!!!

      Beijo, mãezinha.
      Boa noite! :)

      Excluir
  3. a vá ..ele que ñ se contente com um
    O O C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, vovó.
      Prefiro os seus mesmo!

      Olívia

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.