Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Dicas para ensaio | book gestante

Tiago, Olívia e eu!
Dia 28.04.2013 nós fizemos um ensaio com o nosso ídolo Paulo Cesar. Quando pegarmos a mídia com as imagens mostro para vocês como ficou. O Paulo e o Tiago já adicionaram algumas fotinhas no facebook.

Vamos as dicas para vocês futuros papais que estão planejando eternizar esse momento tão gostoso que é a gestação do seu filhote.

Quando? Bem, nós fizemos as fotos com 37 semanas. Arrependimento master. Quase desisti por diversas vezes dias antes. Se eu pudesse voltar no tempo teria feito no máximo até 5 meses ou 6 meses, com a barriga bem pequena, mas com muito mais energia e disposição.
Eu não me senti bem, nem bonita, nem nada... e olha que eu amo foto. Passei a gestação inteira esperando pelo momento de ser fotografada junto ao meu marido e fiz as fotos totalmente desanimada.
Ainda bem que meu marido e meus fotógrafos queridos não me permitiram "deixar para lá". Eu queria muito ter esse momento para que a nossa bebê pudesse ver a alegria com que esperávamos por ela, só que ter deixado para três semanas antes do parto foi péssimo.
Lembre-se além da barriga ficar totalmente desproporcional a sua auto-estima não estará nos melhores dias. A gente também se sente um pouco desorientada, sem coordenação, postura e humor.
Para quem não abre mão de uma foto de despedida da barriga, faça fotos antes,  durante o segundo trimestre para garantir que você estará mais disposta e animada e, deixe para fazer apenas um ensaio rápido no final da gravidez.

Onde? Entre fotos no studio e externa, eu prefiro mil vezes as externas. Fica muito mais lindo, colorido e vivo. Se o casal tiver um local especial para os dois: vá em frente, do contrário qualquer lugar com uma paisagem natural ficará lindíssimo. Gravidez combina com grama, árvore, flores, praia, montanha... É questão de gosto, mas uma grávida perto de uma árvore é muito mais 'orgânico' do que em paisagens urbanas. Concordam?

Quem? Se couber no orçamento contrate um profissional. Faz diferença na qualidade da fotografia, mas também no atendimento, na paciência e na experiência que fará muita diferença para o conforto da gestante no dia do ensaio. Procure uma pessoa especial no início da gestação e peça para parcelar o valor se for o caso. Mesmo fazendo o pacote mais simples, valerá a pena. 

Como preparar a pele? Um dia antes das fotos durma com o mínimo de peças de roupa possível. Se tiver marcados as fotos para o período da manhã, acorde cedo. Por mais que existam excelentes fotógrafos e verdadeiros Dr.º Photoshop, pele da barriga toda marcada, costas com marca do sutiã, rosto com dobrinhas do travesseiro: fica péssimo! Procure ficar (antes das fotos) com uma roupa semelhante a que você escolheu para ser fotografada. Quanto menos marcas, melhor. Por exemplo: no dia do meu casamento eu fui para o dia da noiva com um top com decote nadador nas costas (dããã, só pode ser nas costas, né?) então, as primeiras fotos luxo no ofurô, massagem  e hidro, com a parte de cima do biquíni tomara que caia, aparece minha pele com o desenho do anterior. Depois disso, nunca mais. Dia de foto é dia de pele lisa.

O que vestir? Esqueça as tendências, roupas da moda e acessórios do momento. A menos que você vista roupas mais moderninhas e depois peças mais clássicas. Pensa no seu filhote daqui a anos vendo as fotos dos seus pais, esse é um dos objetivos, não? Quanto mais simples estiverem as roupas, mas aparece a alegria, o romantismo e a fofura desse momento. 
Eu acho lindo quando o papai e os irmãos participam das fotos, quando houver, lógico! Por isso é importante criar uma harmonia entre o figurino de todas as pessoas. Não precisa ser combinadinho, não. Cuidado com estampas!
Se houver troca de roupa, a mamãe pode escolher entre uma roupa que cubra a barriga: vestido e macacão ficam super elegantes, e uma opção que deixe o barrigão a mostra: como um top com saia longa, bermuda ou calça. Caso a mamãe não se sinta a vontade de ser fotografada com pouca roupa, abuse das camisas com transparência e camisas abertas.
Use sapatos confortáveis para aguentar a maratona de muitas poses, caminhadas, senta e levanta :-) Acessórios o mínimo possível. Você já está com o enfeite mais lindo do mundo na sua barriguinha. Um brinco de bolinha e um colar discreto vão te deixar linda! Pérolas são perfeitas para mamães. 
As trocas de roupa devem levar em conta tudo o que você precisará. Talvez cada uma delas precise de roupas íntimas diferentes. Dias antes, vista o figurino completinho e veja qual a necessidade de providenciar alguma peça.

Produção? Como no item anterior vale mais o clássico. Para as unhas, eu gosto de um nude ou branquinho. Os cabelos podem estar bem cuidados e até modelados parecido com o que é o seu natural. Na minha opinião grandes momentos não são ideais para transformações bruscas. Deixe a maquiagem apenas para corrigir algumas imperfeições e realçar a sua beleza natural. Não gosto de gestante tentando fazer a sensual. Acho que não combina. Deixa para fazer a mulher fatal num ensaio depois com o seu filhote já maiorzinho. A gravidez é um momento mais doce. Lógico que tem a personalidade, se o seu estilo é unha vermelha toda trabalhada na nail art, olho pretão, batom vermelho e figurino da mulher gato, tudo bem. Mas, invista no clássico|básico e ame suas fotos por muito mais tempo.

O que levar? Leve um brinquedo, um sapato e uma roupinha do seu filhote, lembrando de harmonizá-lo com as roupas que você estará usando. Vale também levar batom, lencinho para remover o esmalte, lenços umedecidos para algum retoque ou limpeza de última hora e ainda um pequeno espelho na bolsa para caso você se sinta insegura de estar tudo no lugar. 
Para fotos bem personalizadas vale levar algo com o nome do bebê, um livro especial para vocês e até mesmo uma fotinha de alguma ultrassom.

Quem levar? Bem, nos resolvemos que não tinha a opção de não levarmos nosso cãezinhos para as fotos. Eles são muito participativos na gestação da Olívia. Só que isso só foi possível pela enorme contribuição dos meus pais que foram junto para ficar nos ajudando. Por mais adestrado que seja o seu pet, não deixe-o amarrado e sozinho durante as fotos, você também precisará de alguém que fique com as coisas e roupas que não estão sendo usadas. A gente acaba perdendo a atenção do restante quando se concentra nas fotos.
Escolha uma pessoa querida, próxima e equilibrada para acompanhá-la nas fotos, de preferência que não vá aparecer no ensaio. Assim, ela fica concentrada só em cuidar dos pertences. 
Voltando aos cães: Chegamos meia hora antes do combinado com os fotógrafos. Assim, como o marido imaginou, os cachorros andaram, cheiraram, pularam, beberam água, fizeram xixi, cocô e conseguiram ficar tranquilos na hora das fotos. Para não cansá-los optamos por começar com eles. O Paulo sugeriu uma foto andando com eles ao nosso lado e depois uma brincando sentados no jardim . Pronto, basta!
Depois disso fomos em vários lugares, no mesmo espaço e eles ficaram com meus pais, sentadinhos no banco (talvez não tão quietinhos assim) até que voltássemos para irmos embora. Se eu tivesse que escolher uma foto só seria: nós dois e os dois pugs, então mais uma vez, mil vezes obrigada  aos meus pais que novamente, nos ajudaram a realizar o que planejamos, mas que não poderíamos fazer sem eles. Melhor que isso só se minha mãe tivesse surrupiado umas duas objetivas da bolsa do Paulo. Poxa vida, hein, mãe! :-)

Bem, espero que vocês aproveitem as dicas e me digam como é que pensaram em cada um desses itens. A única coisa que não pode ter exceção: REVELE AS FOTOS, nada de deixar jogada numa mídia e ficar perdida na gaveta.











7 comentários:

  1. Minha amiga, amei todas as fotos que vi no face...coisa mais linda...
    Glauce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a Olivia tiver maiorzinha combinaremos um dia para fotografar vocês novamente, hein?
      Você está me devendo umas fotos de não-gestante: só que casada feliz, realizada e com um marido fofo...kkkk!!! Não vai me deixar para fazer foto só nas bodas de prata!
      Vamos fazer numa inspiração do filme "UP!" vai pensando em ideias...
      LIVROS
      BALÕES DE GÁS HÉLIO
      AQUELA GARRAFA CHEIA DE MOEDINHAS
      UMA ARVORE BEM ENORME

      Excluir
    2. Que linda!!! Pode ser...rsrsrs...amo UP!!!
      Bjão
      Glauce

      Excluir
  2. Amamos participar desse momento tao especial! Vc estava linda! O Tiago lindo tb! A barriga enorme e linda!
    Vcs sao mto especiais pra nos!
    Obrigada por nso permitir dividir esse momento!

    Dani e Paulo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Vi sua foto e apaixonei na bata que usou. No meu ensaio quero parecida. Vc comprou onde? Se puder me mande por e-mail: gisellestefany@hotmail.com. Amei as dicas. Desde já agradeço. Giselle.

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei as suas fotos! deixa o website dele aqui.

    agradeço.

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.