Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Para que serve a gentileza, a delicadeza e as doulas?


No último pré-natal (semana 34) conversamos com a Dr.ª Tati sobre o que poderíamos fazer para aumentarmos a nossa chance de ter a Olívia através de um parto normal. Além dos aspectos físicos, fomos orientados a procurar por uma doula.

Eu sabia que doula era uma pessoa que auxilia no pré-parto, mas só sabia isso. Procurei via Google pela palavra 'doula'. Encontrei vários nomes em São Paulo e um blog www.espaçobemnascido.blogspot.com. Depois de algumas leituras, descobri que o tal blog era de uma doula de Santos, tudo o que procurava.

Enviei um e-mail para a Drª. Paula Yuri Sampa pedindo para marcar um encontro, coloquei informações sobre a gestação e fiquei aguardando. Em menos de 24 horas recebi a resposta, depois de alguns ajustes marcamos e lá fomos nós para o que ia ser um dos dias mais importantes da minha gestação, sem exageros.

Primeiro que quando nós chegamos no consultório tinham dois álbuns de fotografia da Anne Guedes, que eu até gosto, mas tinha 'nada mais, nada menos' do que a foto que eu acho mais bonita entre todas as que poderão ser feitas sobre mulher grávida no mundo. É uma foto de um barrigão com várias flores de hortênsia azul aplicadas na pele. Só ver aquela fotona no livro da Anne Guedes já teria sido um ótimo começo de dia.

A Drª Paula nos recebeu e em um pedaço de manhã falou e explicou tudo o que uma gestante precisa saber: com toda a gentileza, delicadeza e humildade. Uma coisa de outro mundo. Eu aprendi muito mais naquele momento do que todas as leituras em livros, sites e revistas, todas as consultas pré-natal e pesquisas durante esses últimos oito meses.

Falamos sobre: a preparação dos seios para a amamentação, roupas intimas para o pós-parto, cuidados nas primeiras mamadas, absorventes, fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, alongamento e posições para o preparo do corpo para o parto, além dos sinais de trabalho de parto.

É legal que a Dr.ª Paula te mostra os materiais e produtos, dá para pegar na mão, sabe? É muito diferente do conhecimento das leituras virtuais. Você é orientado quanto a diferença entre as marcas, qualidades e modelos dos itens.

De tudo que eu já vivi na gestação, o encontro com a Dr.ª foi uma das coisas mais marcantes. O trabalho da doula é algo muito íntimo, carinhoso e necessário. Traz consciência de si e do seu corpo, maior vontade de se conectar com o bebê, segurança para essa fase final e uma tranquilidade de que você será bem assistida durante o parto. Sem falar nas orientações ao futuro papai, que também está vivendo as novidades dessa futura chegada.

Eu já tinha ouvido falar sobre o serviço das doulas, mas eu não sabia que era tão importante assim. Quando a Dr.ª Tati disse que além de todo o auxílio e acompanhamento a doula adula a mamãe, eu realmente comecei a entender que essa assistência a mulher que irá dar a luz é muito especial.

Pode ser que por ser a minha primeira gravidez e por eu não ter feito o cursinho de gestante eu fiquei tão encantada com o serviço da doula, sei lá. Só vou poder refletir sobre isso mais para frente, mas hoje: de onde eu estou e como eu enxergo as coisas eu estou sentindo que é um privilégio ter alguém como a Dr.ª Paula ao meu lado nessa fase que eu me preparo para receber a Olívia.

Eu estou com várias lições de casa para fazer até o próximo encontro com a doula. O nosso próximo encontro vai ficar para a semana 38, quando vamos conversar sobre o treino de expulsão. A Dr.ª Paula disse que não é adequado começar muito antes da data prevista para o parto.

A Dr.ª Paula me deu dicas excelentes como: não estimular a saída de colostro dos seios, andar sempre com dois absorventes pós-cirúrgicos na bolsa do dia-a-dia, indicou a leitura de alguns livros sobre bebês, recomendou para que eu adicionasse alguns itens de higiene no saquinho da primeira troca de roupa da maternidade e muito mais.

Só a preparação física já seria suficiente para que eu indicasse a doula Dr.ª Paula. Como além da parte fisiológica, tem o apoio afetivo e emocional eu realmente fiquei apaixonada e muito interessada por esse serviço que envolve tanta dedicação e carinho do profissional com a gestante.

Quanto aos custos, vale a pena procurar a Dr.ª Paula, se informar e tirar dúvidas. O pacote com atendimentos pré-natal, acompanhamento do trabalho de parto, sala de parto e visita pós-parto, custa cerca de 25% do valor dos honorários médicos do obstetra.

Eu saí outra pessoa do primeiro atendimento, eu me sinto ainda mais tranquila, preparada e disponível para as próximas etapas. Eu já estava caindo de amores pela Dr.ª Tati - obstetra - e agora também pela Dr.ª Paula - fisioterapeuta e doula - só tem gente maravilhosa para ajudar a Olívia nascer. Obrigada papai do céu por colocar pessoas incríveis no caminho da minha filha.

Drª Paula Yuri Sampa - fisioterapeuta especialista em dermato-funcional, educadora perinatal e doula. Avenida Conselheiro Nébias, 726 - cj 91-92 - Santos - SP - Telefone: 3224-4127 - E-mail: paulaylsampa@hotmail.com

2 comentários:

  1. Amei!!!Vc sabe que eu não vou mais precisar desse serviço, mas informação é tudo!Quem sabe pros meus netos...rsrs
    Eu já tinha visto o papel da doula nos programas da discovery home health, mas não sabia que tinha aqui em Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Kel! É muito legal.
      E não necessariamente é para parto normal.Pode ser mesmo para uma cesária, mesmo aquelas agendadas, sabe? Depois acessa o blog da Drª Paula.

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.