Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Bebê mexendo na barriga da mamãe


Muitos mitos e lendas cercam uma gestação, entre as maiores dúvidas e anseios está tudo relacionado ao movimento do bebê ainda na barriguinha da sua mãe.

Eu demorei bastante para sentir os movimentos da Olívia, embora pelo ultrassom nós sempre soubemos que ela apresentava uma mobilidade excelente, que sempre nos indicou uma excelente vitalidade fetal.

A questão é que depois de algumas vezes que você se compara com outras gestantes (evite ao máximo) a insegurança começa a tomar conta da sua cabeça, ou será da sua barriga?

Com dezesseis semanas, eu tive consulta pré-natal e a minha obstetra, na época a Dr.ª Miriam, começou a me incentivar a sentir os movimentos da Olívia. Ela me dizia que pelo menos um "tremorzinho" eu deveria começar a sentir.

Como eu não sentia nada, ia dando uma inquietação. Lógico que as pessoas te perguntando o tempo todo ajuda no "Só meu bebê que não mexe?" Primeiro, que a pergunta deveria ser "Só eu que não sinto o meu bebê mexer?" Afinal, a movimentação fetal é um indicador da vitalidade. Seu bebê mexe, sim!

Quem mais me tranquilizou em relação ao "SOCORRO, NÃO SINTO NADA" foi a Dr.ª Patrícia Thomaz, isso a poderosa, maravilhosa e incrível dos ultrassons. Ela é ótima em acabar com esse monte de 'caraminholas' que o povo insiste em colocar na cabecinha das grávidas.

Eu lia em todos os livros, revistas e na internet que a partir da 15ª semana as mamães podiam começar a sentir seus filhotes, a obstetra dizia para eu me esforçar. Todo mundo perguntava. E eu? Nada! 

Foi então que a Dr.ª Pati disse que eu poderia tranquilamente aguardar até a semana 18, ou mesmo a semana 22, sem me culpar ou ficar ansiosa. Realmente! A Olívia fez seu primeiro grande movimento (que nós pudemos sentir, sem dúvidas) com 20 semanas de gestação. Já estava na metade da gravidez.

A gravidez é cercada de primeiras vezes. Futuras mamães não se importem em estar dentro dos padrões, cada bebê tem o seu tempo. Não compare seu bebê ao das outras mamães. Além do desenvolvimento ser diferente desde o ventre, muitas pessoas acabam mentindo por medo de serem julgadas ao dizer "Não, ainda não sinto o meu bebê mexendo", contribuindo para aumentar o folclore.

Você terá vários meses para que isso aconteça. Relaxa! Não confie em tudo que você lê. Mães do primeiro filho demoram mais? Mães mais novas sentem primeiro? Mães mais magras sentem antes? A lista de 'pitacos' é infinita...

A Olívia "demorou" a ter movimentos que pudessem ser percebidos. O Tiago e eu sentimos juntos, tem casos que só a mamãe sente e demora mais um pouco para que outras pessoas possam participar dos 'chutes'.

Quando chega na reta final da gestação, a partir da semana 36 a maioria dos locais que consulto e faço leituras indicam que os movimentos iam diminuir pela falta de espaço. Comigo foi completamente diferente! Pelo menos a sensação. Cada dia a Olívia mexe mais, eu sinto mais. Os movimentos são mais fortes e mais amplos.

A Olívia mexe quando ela quer, e não quando eu deito para dormir. Para mim, isso também foi outro mito. As vezes acontece, só que não é uma regra. Acho que minha postura influencia muito mais do que o horário, ou o que estou fazendo.

Por último, não dá para padronizar a sensação. Eu NUNCA tive qualquer incomodo com os movimentos da bebê. Lógico que sempre levo uns sustinhos, mas essa coisa de 'chutou' a bexiga, colocou os pés na minha costela, não consigo almoçar direito... Desconheço.

Dr.ª Tati (obstetra) e Dr.ª Paula (doula) pedem para que eu sempre monitore os movimentos da Olívia. Drª Tati diz que a cada seis horas, a Dr.ª Paula a cada quatro horas. Só uma vez, uma única vez, eu precisei comer alguma coisa doce e deitar sobre o lado esquerdo. Das outras vezes, a gente fala Olíviaaaaaa, e basta!

Para o ultrassom também, só uma vez eu comi chocolate antes do exame. Depois eu achei que não tinha nada a ver. Quando a Dr.ª Pati precisa ver alguma coisa que está escondida ela manipula a minha bariga ou dá umas batidinhas com o próprio aparelho, resolve. Se o objetivo for comer um doce sem culpa, vá em frente!! :-)

Seria tão mais gostoso se ao invés de nos compararmos, pudéssemos viver as diferenças como a maior qualidade que temos para atingir um crescimento pessoal e espiritual, né não?

Fiquem tranquilas, o que está na sua barriga é seu! As coisas para vocês vão acontecer, no tempo de vocês :-)








Um comentário:

  1. Outro mito, ouvi dizer que no dia que nasce ou durante o trabalho de parto a criança não mexe mais, o Pietro mexia na minha barriga o tempo todo no dia e durante o trabalho de parto tbém, e o fato que eles falam que o bebê mexe mais a noite ou quando agente deita é porque qdo estamos deitadas agente ta sem fazer nada então presta mais atenção nos movimentos dele, durante o dia estamos sempre fazendo alguma coisa e então as vezes mexe e vce nem percebe porque ta distraída.

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.