Páginas

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Festa Junina - Boa, bonita e barata!

Não, não está cedo demais para começar a planejar as festas juninas. Quanto menos R$ estiver sobrando, mais cedo será a hora de começar os preparativos, certo?

Vai ficar noiva, fazer aniversário ou quer apenas um bom motivo para juntar a família e amigos numa noite maravilhosa de frio? Comemore com festa junina!

Todo ano, desde que começamos a namorar, fazemos uma festa junina. Esse ano vai ser o primeiro que não terá, adivinha o motivo? Sim, sim, sim, Dona Olívia. Se fosse em outros anos eu já estaria, aos menos, com as ideias e orçamentos em mãos.

Geralmente nesses dois próximos meses do ano sempre fazemos além da comemoração caipira a noite dos caldos. É pelo jeito as coisas, num primeiro momento, mudam com a chegada de um bebê. 

Para você que está procurando dicas para fazer uma festa junina em casa, lá vamos nós:

Festa junina é sempre a opção mais barata em relação a decoração de festa. qualquer coisa vira muito, fica lindo, colorido e lúdico. Fazer um painel, por mais simples que seja é bacana para tirar fotinha vestido a carácter e celebrar esse dia tão divertido. 


Uma das primeiras escolhas na decoração da festa junina é o estilo que você vai seguir. Caipira, sertão, country, fazenda e tantas outras maneiras de abordar o estilo. Eu sempre gosto do caipira, que me lembra as festas de escola.


Quem tem habilidade pode desenhar e pintar espantalhos, bichinhos, a roça, carro de boi, santos, anjos, noites estreladas, fogueiras, barracas e o que a imaginação permitir. Para quem é limitado: imprima o desenho e recorte peça por peça no EVA ou papel colorido. Depois é só montar. O resultado até que fica honesto, vai?


Mesmo que você não seja completamente apaixonada pelas comidas típicas e a cultura nordestina, existem muitas possibilidades de adaptar o tema festa junina ao seu gosto pessoal, dando apenas um charme na sua festa de aniversário ou noivado, por exemplo. Abaixo a florzinha (diz que é um girassol) caracterizou o brigadeiro, deixando-o com sotaque junino.


Como a gente sempre gosta de brincadeiras, tente adaptar algumas tradições da festa para a comemoração. Esses pequenos potinhos de louça foram usados para o correio elegante. Um palito e um coração de papel dão conta de mandar o 'recado'. A sugestão pode ser um mousse ou doce de panela. Uma opção mais prática e econômica é a gelatina que garante um colorido bacana.


Alguns mimos podem ser feitos para serem lembrancinha ou mesmo para serem usados como brindes para as gincanas e prendas, que não devem ficar de fora. Abuse das cores fortes, dos xadreze estampas que imitam tecidinhos fofos.





Pegar algum elemento menos óbvio faz toda a diferença na sua recepção. A caneca de metal é um objeto carregado de simbolismo. Pode usar bandeirinha, fogueira, folhagem, mas se for possível traga referências da cultura caipira.


Essas canequinhas custaram R$1 e com três paçoquinhas dentro ficaram super fofas!


Pensando ainda nos mimos, não esqueça que lembrancinha não precisa ser sempre doce. Amendoim, pipoca e outros petiscos são bem-vindos. Uma opção bacana para festas com muitos convidados é personalizar baleiros e potes com adesivos, laços e retalhos. Os produtinhos que vocês estão vendo estão com o nome de cada convidado pois eram apenas dez pessoas, numa micro-festa dentro de um apartamento. Certo? Quanto mais convidados mais difícil de levar a risca a personalização. 



Uns meses antes nós tínhamos feito aqui em casa o "Chá das abelinhas" que usamos os girassóis, então para não ficar igual dessa vez apostamos nas suculentas que tem muitos modelos e tamanhos diferentes. Cactos e outras plantinhas com esse estilo sertão, seca e  deserto (kkk) são super bem-vindas para completar a composição da sua festa.




Ter um marido que além de fazer tudo que você pede, fotografa lindo desse jeito é uma mão na roda. Mas, isso não tem para vender, não... e eu não empresto o meu! Nem alugo.


Sendo a festa na sua casa, você vai economizar muito usando seus próprios utensílios. Descartável é caro e deixa tudo mais sem graça. Dosar as duas coisas é a melhor opção.
Coloque torradinhas nos seus potes de vidro, patê nos seus potinhos e se possível decore com pequenas bandeirinhas. Abuse da cor!





Os comes e bebes podem ser dividido entre os convidados, cada um prepara a sua especialidade. Fica muito legal, com o passar dos anos cada um já sabe e espera o que o outro vai trazer.



Sugestão de cardápio:

-Comidinhas-
Pamonha ou milho cozido
Bolo de banana, cenoura ou de chocolate
Brigadeiro ou fondue de frutas
Canjica ou arroz doce
Caldo verde ou outra sopinha
Mousse de limão ou maracujá
Torrada e patê de azeitonas
Pinhão
Amendoins: temperado, novidade ou japonês
Pipoca salgada
Torta salgada de frios ou frango
Buraco quente ou Hot dog

-Bebidas-
Água
Refrigerante
Cerveja
Vinho quente, quentão ou ponche

Como entre as pessoas presentes nesse dia quase ninguém bebia álcool foi vinho normal mesmo e não teve essas bebidinhas típicas. Apesar que elas deixam o cheirinho de festa junina no ar, não é verdade? :-)



ATUALIZANDO: Alguns dos itens personalizado foram feitos pela Fabiana, da Save the date. Super querida, caprichosa e confiável para lembrancinhas e personalização. Recomendadíssima!

Não achei nenhuma foto das bandeirinhas, mas a dica é: esqueça o 'inha'. Quanto maiores mais lindas ficam. Se for num ambiente externo pode fazer do tamanho de uma cartolina, sem medo! É mais prático, mais rápido e muito mais interessante.


7 comentários:

  1. Me deu vontade de fazer meu ARRAIÁ!!!!!É impressionante a criatividade dos virginianos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Há esqueci.......putz é a Tia Renata!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nathalisse obrigado pela dica vou fazer o aniversario do meu marido! Parabens!
    Margo.

    ResponderExcluir
  4. Vou aproveitar essas idéias para a nossa festa julina valeu.

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia da canequinha!!!!! Gostaria muito de fazer no aniversario do meu filho onde posso encontrá-las??? bjs

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.