Páginas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Me tornando uma mãe quase-desnecessária!

Pois é, aos 168 dias a Olívia tomou sua primeira mamadeira. Com 5 meses e 15 dias a Lolo e minha licença tão perto do fim, acordei com uma das mamas explodindo de leite. Tirei 120 ml de leite com a bomba extratora da Lillo, bem rapidinho, sem dor e desconforto.


Com essa turma (foto) toda higienizada, coloquei 20 ml de leite materno em cada um deles e esperei a Olivia acordar. Fiquei um pouco insegura, mas eu precisava saber o que a nossa bebê ia achar dessa novidade.


É óbvio que eu gostaria que a Olívia tivesse o melhor desempenho com os copos do que com as mamadeiras. Só que o que mais importa é prepará-la para as mudanças, que são muitas: ficar longe da mamãe - enquanto trabalho, uma nova alimentação que será iniciada aos seis meses e receber a alimentação de outra forma, sem ser através do meu seio. Não vou contar ser alimentada por outra pessoa, já que ela vai ficar com a minha mãe. Mas, se fosse qualquer outra pessoa, seria mais uma coisa para ela se adaptar.

Vamos lá. A Olívia ganhou duas mamadeiras da Philips Avent da Sandrinha, amiga do papai, a menor tem 125 ml (foto) e a maior 250 ml. Eu sempre quis mamadeira de vidro e compramos essa Nature Glass da Chicco (pronuncia quico) tãããão linda! A menor tem 150 ml (foto) e a maior 250 ml.

O copos lindos e fofos a Olívia ganhou dos vovôs. O rosa é da MAM, um copo de transição, com alças, que possui um bico macio, meu pai que comprou. E o azul é da tuppeware, um copo com bico rígido. Depois mostro para vocês o pratinho e o potinho que o vovô José deu para Olívia, tudo combinando, tudo Lilte Pony, fofo demais.

Voltando ao mama. A Olívia acordou linda e sorridente. Peguei a bebê no colo e preparei tudo como se fosse colocá-la no seio. Dei primeiro a mamadeira da Philips. Olívia gastou uns quinze minutos olhando a mamadeira, muuuuuuuuito desconfiada. Fui conversando com ela que era o mama da mamãe e quando ela me olhava e encostava o biquinho da mamadeira na boca dela.

Eis que ela foi aos poucos mordendo o bico. Tudo que é de plástico ou silicone, só é mordido. A mesma coisa que ela faz com a chupeta. De repente, para a minha surpresa ela encaixou a mamadeira e sugou os 20 ml de uma só vez. Bem tranquila. Assim que terminou eu dei a outra mamadeira, a Chicco, ela também mamou, embora eu achei que a Philips encaixou melhor na boquinha dela.

Fiquei feliz por ela aceitar mamar na mamadeira o meu leitinho!

Dei o copo de transição e ela mamou também, mas é mais difícil, escorreu um pouco. Ela já tinha treinado outras vezes, nesse copo, mas eu sempre deixava só ela morder e pouco mamava. Conversei com a minha mãe e vou tentar deixar esse copo de transição para água. Lógico que se ela não conseguir beber direitinho, eu dou tudo na mamadeira.

O copo com bico rígido não deu certo. Os dois furos são grandes e ela ainda não tem habilidade de beber. Eu coloquei os 20 ml da mamadeira da Philips e ela mamou, mas já estava com menos fome. 

Coloquei a Olívia para arrotar e pude ver que ela ingeriu mais ar do que quando mama no seio. Só que deu tudo certo. Depois de tudo finalizado dei o copo com bico rígido para ela brincar, morder, pegar... Assim, ela vai descobrindo e depois tenho certeza que esse copinho será muito utilizado. Afinal, esse copo não é indicado para a idade dela ainda, mas não custa ir mostrando e introduzindo com calma cada objeto no jeito de alimentar o bebê.

Bem, essa foi a aventura do dia. A Olívia já mamou três vezes no meu seio depois dessa novidade e continua tudo normal. Nenhuma confusão.

Antes de compartilhar com vocês, contei cada detalhe para o papai da Lolo e para a minha mãe. Nós ficamos felizes de saber que a Olívia já está pronta para viver sem a mamãe, pelo menos por umas horas.

Minha mãe ficou me tranquilizando, lembrando da grande conquista que foi chegar até o dia de hoje com a Olivia amamentada pelo leite materno e que agora falta bem pouco para concluirmos a missão dos seis meses. Estou contando os dias para o dia 15 de novembro!

Sim, eu sei que o aleitamento exclusivo está acabando, que a minha pequena, já não é tão pequena assim... Mas, eu não queria que ela deixasse de mamar a mamãe. E vou tentar deixar o leite materno para a minha mãe ofertar ao invés de dar formula infantil.

Mãe é mãe! E a minha além de entender, me acalma. Eu agradeço por ter conseguido vencer a dificuldade inicial do aleitamento. Estou confortando meu coração para se a Olívia optar sozinha pelo desmame. Tudo bem, também, se a formula precisar ser introduzida. Só que eu vou continuar tentando que tudo seja como eu planejei. 

Eu não sou contra o leite de lata, só não entendo o motivo de usá-lo enquanto a mãe tiver leite e for da vontade dela amamentar. Lembrando sempre que mamãe feliz é bebê feliz. Siga o que você acredita e seu filho será saudável! 

Momento nostalgia...



Lolo mamando o leitinho ordenhado da mamãe na xícara, durante viagem à Paraty, num dia mega frio. O tempo passa e as coisas evoluem! Uffa! Missão quase cumprida e comprida também. 

2 comentários:

  1. Garota sortuda rsrsr o Pietro não mamava leite tirado do meu peito na mamadeira por nada nesse mundo, foi uma das coisas que me fez não voltar da licença ele tomava suco, água mais leite nem pensar, a pediatra me disse que ele podia estar estranhando a temperatura do leite pois era esquentado em banho maria, e do seio sai na temperatura do nosso corpo. Só voltei a trabalhar qdo ele tinha 9 meses mais aí era na loja e perto de casa e minha mãe trazia ele pra mamar, aos poucos fui introduzindo uma mamadeira com leite batido com frutas só a tarde, e ele mamava só de manhã e a noite, com 1 ano e meio ele começou a não querer mais o mama da manhã depois mamava 1 dia sim outro não a noite até que um belo dia eu oferecia e ele virava a cara e não queria, ainda insisti uns 3 dias depois me conformei, mentira até hoje não me conformei rsrsrsr morro de saudades de dar mama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk... Adorei a parte do mentira!!!! kkkk...

      Nanci, eu não disse uma coisa importante... a Olívia tomou o leite na temperatura original, não foi requentado... Agora quando era bebê (tipo agora ela já é adulta... kkk) ela tomou de todas as temperaturas.

      Vamos vendo no que dá!

      Excluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.