Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Torta salgada de liquidificador

Esse post é para eu ter sempre a minha receita preferida de torta de liquidificador e encorajar as pessoas que ficam com medo de errar e acabam comprando aquela torta sem graça congelada do mercado. Se você nunca tentou, vamos lá. Você vai conseguir!

Senhores grands chefs, podem ir para o próximo assunto. Esse aqui é para os que moram sozinhos, são recém-casadinhos, adolescentes...

Massa

Ingredientes: 

Dois ovos inteiros
Uma xícara de óleo de soja
Uma xícara de leite
Dez colheres de farinha de trigo
Meia xícara de queijo parmesão ralado
Uma colher de sopa de fermento
Uma pitada de sal

Modificações "Nathalisticas":

Na minhas equivalências: dez colheres de farinha são o mesmo que duas xícaras de farinha.

Uso apenas meia xícara de óleo de canola, a metade de fica faltando, eu compenso adicionando leite. Então, fica: meia xícara de óleo de canola e uma xícara e meia de leite.

O leite eu tenho usado o ideal da batavo, é um semi-desnatado que engana passa  por integral. Indico para quem não consegue tomar aquela água rala o leite desnatado.

Eu sempre esqueço o sal da massa. Depois de um tempo percebi que ele não faz muita falta. pode confiar.

Modo de fazer:



Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o leite. Veja se tudo está fresquinho e no prazo de validade antes de sair misturando tudo como se não houvesse amanhã.




Coloque essa mistura liquida em um recipiente. Com ajuda de uma peneira coloque a farinha aos pouquinhos e mexe levemente. Várias receitas vão te orientar a bater tudo no liquidificador. Fica 'empantumado'. Aprendi com a minha mãe a colocar a farinha depois. Acho que quem ensinou isso a ela foi o meu tio Eudes.



Rale o queijo parmesão e acrescente.

Quando já estiver bem homogêneo é a hora do fermento. Não precisa descontar o ódio na massa, pode ser bem leve. Misture os ingredientes que ficam grudados no fundo do refratário.


Recheio

Pode ser feito de qualquer sabor: legumes, frios, carne desfiada ou moída, frango... Vai do que tiver na geladeira você preferir. 

Hoje eu utilizei queijo mussarela, queijo prato, presunto magro, milho, tomate sweet grape e muito uma pitadinha de orégano.

Eu gosto de pegar um pouquinho de cebola e ralar bem fininho para dar um sabor especial. Não dá para saber que tem, mas faz a diferença. Uso menos da metade de um cebola.

Como o tomate não é muito querido pelo mari, eu corto na metade - facilita para ele tirar. Quando coloco palmito e azeitona (que ele também não gosta) divido a torta ao meio, na hora de rechear. 

Não precisa cortar os ingredientes do recheio muito pequeno, acaba sumindo tudo!

É bom deixar o recheio pronto: lavado, picado e misturado na geladeira; bem embalado até você terminar a massa. Assim não fica a massa crescendo fora do forno.

Montagem

Passe uma camada fina de óleo na sua assadeira. Eu amo essa da panex. Ela tem um colchão de ar. Assim nunca queima a sua comidinha e assa por igual! O nome dela é AirBake. Para as super donas de casa, não faz diferença. Para nós iniciantes é excelente. 






Você coloca pouca massa, todo o receio e depois o restante da massa. Essa história de meio a meio não dá muito certo. Fica faltando para cobrir o recheio. 

                   


                                             


Eu gosto de colocar um azeite por cima, só para ajudar a ficar coradinha!

Hora do forno

Com o tempo você vai dominar o tempo do seu forno. Tenha paciência. A minha torta fica 25 minutos no forno, depois eu desligo o forno e deixo por uns 5 minutos naquele calor para dar dourar. Não gosto de deixar os 40 minutos como nas receitas originais. Aqui em casa fica muito seco.


Quando fica desse jeito é hora de desligar o fogo e esperar ficar dourado, só no calor do forno!
QUE TAL FAZER PARA O FINAL DE SEMANA?

Gostaram da receita? Se alguém quiser enviar uma receita diferente, também será bem-vindo! Podem mandar dicas e truques para deixar esse delícia ainda mais nutritiva e gostosa.





5 comentários:

  1. Vou tentar fazer é bem parecida com uma que eu faço de carne moída, mais essa parece mais gostosa! Adoro receitas posta mais.... bjosssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz Nanci! Essa fica bem leve!

      Hoje eu postei o bolo de chocolate também.

      Mais receitas virão com certeza! Sempre coisas nível iniciante.

      Eu só preciso convencer a Dona Olívia, que torce o bico para todas as guloseimas, só quer saber de suco natural, pão de aveia, tudo integral... essa menina não sei se é minha filha ou minha irmã...kkk!!!

      Beijo, querida!

      Obrigada pelas visitas aqui no blog, hein?

      Excluir
  2. Oi NATHÁLIA?
    Você está craque na cozinha.... rsrsrs :)
    Vou utilizar sua receita dessa torta salgada. Ela é bem pratica e parece ser bem saborosa.
    Gostaria de dar uma dica de lanche rápido, com um maravilhoso bolo de caneca pronto em 3 minutos. Eu faço sempre aqui em casa.

    bjsssssss da Sil e da Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda a receita que eu publico no blog!
      Obrigada pelo carinho.

      A Olívia amou o beijinho de sua prima Alice :)

      Excluir
  3. Nathalia, por favor, me esclareça uma duvida.
    qual é a medida da sua forma?
    Tenho tido problemas com torta de liquidificador que ficam baixinhas (a massa fofa) mas um pouco solada. Pra essa quantidade de massa qual o ideal de tamanho de forma? Obrigada
    Juliana

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.