Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O segundo trimestre já acabou!




O primeiro trimestre foi um período de muitas alegrias e descobertas, só que nada se compara a tranquilidade do segundo trimestre. São muitas conquistas: o feto se torna muito mais desenvolvido, a barriga começa a crescer, os pequenos incômodos vão embora e você passa a se sentir muito grávida.

As grandes etapas acontecem nessa fase e a futura mamãe aproveita a vida com uma paz imensa. Muitos chamam essa etapa de lua-de-mel da gravidez e, eu tenho que concordar que realmente é excelente.

Eu consegui passar mais esse período sem engordar, fazendo substituições mais saudáveis sem deixar de me alimentar muito bem. O calor acabou atrapalhando em alguns dias, mas nada que fosse realmente preocupante.

Eu dirigi quando foi preciso sem sentir incomodo, estive alguns dias de férias e comecei a me envolver bastante com vários assuntos relacionados a bebê. 

O meu segundo trimestre foi do dia 19 de dezembro a 19 de fevereiro. 

4º mês - 19 de novembro a 19 de dezembro
5º mês - 19 de dezembro a 19 de janeiro

6º mês - 19 de janeiro a 19 de fevereiro

Eu nesse período fiz tudo direitinho, tomei vacinas, fiz a administração correta das vitaminas e do óleo de pescado (pavor!) e me cuidei bastante. Estou aos poucos até conseguindo beber mais água.

Eu precisei passar pelo hospital apenas uma vez da descoberta da gravidez até o dia de hoje. Eu desidratei e acabei precisando de soro. A minha fragilidade são as altas temperaturas. Outra coisa que me fez sentir um pouco mais frágil foi a necessidade de me alimentar em intervalos curtos.

Não tinha muita opção, tive que me alimentar com diversas porções o dia todo. Tiveram duas semanas que foram mais complicadas. Uma eu queria sair nadando num mar de doces, me apetite era só para as besteiras. Lógico que eu resisti. Não só por causa da Olívia, por mim mesmo. 

Na semana seguinte meu apetite ficou feroz  Foi no final de janeiro. Eu queria comer tudo, o tempo todo. Com a ajuda da minha mãe comia de duas em duas horas. Sempre escolhendo bem o que seria ingerido. Nessa fase eu tomei bastante iogurte de cereais e colocava linhaça. Também as bolachinhas de água e sal foram grandes aliadas.

Ainda bem que durou pouco. Voltei ao normal. Voltei a trabalhar.

Bem, voltar a trabalhar foi uma coisa que ficou nos meus pensamentos dias antes da volta às aulas. Eu pensei que não fosse dar conta de tantas aulas seguidas, de dar atenção e ter paciência com as crianças. Até que não foi tão ruim como eu pensava. Só que está longe de ser como era no primeiro trimestre.

Agora eu tenho mais sede, mais necessidade de me alimentar de 3h em 3h, me sinto um pouco menos ágil, evito ao máximo carregar materiais, tenho mais vontade de ir ao banheiro, sinto bastante calor e infelizmente não sou tão forte como eu queria ser.

Nos últimos dias desse 2\3 de gravidez meus pés incharam. Mas, voltaram ao normal. eu sou bem otimista e ainda não desisti de trabalhar até quando não for um sacrifício. Tenho a ajuda de amigas queridas no trabalho. Isso é fundamental.

As crianças são sempre engraçadas. Elas me perguntaram se eu estava grávida de novo, se era outro bebê, perguntam se eu to gravida toda hora, alguns querem me abraçar toda hora. 

A Olívia no começo ficava mais parada, agora já se movimenta durante o dia todo, mas isso não me incomoda. Ela parece ser bem calminha, vamos ver!

Tem vezes que eu estou distraída e de repente vem uma criança correndo, fico com medo que elas me machuquem, na maioria das vezes eles só querem me contar dos bebês que nasceram em suas famílias e das pessoas que conhecem que estão grávidas. A pergunta: Como é que faz para ficar grávida? É a campeã de todos os dias.

Eu acho que tudo isso está sendo muito importante para eu aprender a como me portar com uma gestante, tentar ajudar e ser útil com as mulheres que cruzarem a minha vida nesse estado gravidístico.

Agora, vocês entendem o motivo do meu sumiço do blog, né? Muitas coisas para fazer, muito trabalho, a minha família querida e a necessidade de me organizar muito durante a semana para não desistir de colocar a saúde em primeiro lugar.

Os finais de semana tem passado cada vez mais de pressa. Tenho muitas coisas da Olívia para dividir com vocês.

O que está sendo mais sofrido é não poder carregar meus puguinhos no colo. Eles me pedem, eu quero, mas sei que não posso. :( Tudo bem, logo vou poder voltar a receber e dar carinho para eles, sem me preocupar.

Obrigada a todos que me escreveram, que sentiram falta de posts novos e que me mandaram recadinhos preocupados pela minha ausência da internet. Estamos ótimas e bem felizes, é que fazer um suco natural me toma muito mais tempo do que tomar nescau, abrir a caixinha de suco ou a lata de refrigerante.

Marido e mamãe são um dos principais meios que encontro para seguir bem durante a gravidez. 

Já estou no início do terceiro trimestre, última fase da gravidez, em maio a Olívia já estará entre nós. Nada é tão simples como antes, então, vamos à luta!






2 comentários:

  1. Aii que delicia, reta final....
    Parabéns lindona, vc esta cada dia mais linda e essa princesa ta crescendo direitinhooo heim...
    Nesse calor deve ser mt dificil estar gravida né? mais ja ja acabaa...
    Beijooos lindona!!!!!
    s2
    Camila Kantovitz

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.