Páginas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Como funciona a limpeza das fraldas reutilizáveis?

Ontem começamos a contar para vocês da nossa opção pelas fraldas reutilizáveis, as fraldas de pano da Dipano!

O que diferencia uma fralda descartável de uma fralda de pano é a lavagem. Certo?

Sempre que uma pessoa vê a fralda na Olívia resgata mentalmente o processo de limpeza das fraldas que nossas mães e vovós usaram em seus filhos. Não, não não!

Lavar uma fralda de pano de hoje é muito diferente do processo antigo. Então, vamos lá!

Assim que eu faço a troca de fraldas da Olívia faço uma pré-lavagem rápida nos tecidos. Retiro o absorvente de dentro do bolso da fralda e aperto por umas três vezes embaixo da torneira. Faço o mesmo com a capa. 

As fraldas ficavam num balde aguardando juntar a quantidade para ir à maquina de lavar, mas eu percebi que minha mãe deixa as fraldas penduradas e elas ficam "secando" e eu também adotei essa maneira que acho interessante.










Caso tenha coco na fralda, depois desse processo de passar em água corrente, coloco o que está manchado (e não sujo) na janela, para sair a mancha amarelada da fralda. É muito rápido. Mesmo sem ter sol, em dias nublados e até chuvosos, só a luminosidade do dia já é capaz de deixar a fralda branquinha novamente. É o famoso 'quarar' mas, que no caso das fraldas Dipano é apenas o tecido úmido na luz do dia. Em poucos minutos, todas as manchas saem, como mágica. É surpreendente. 





Veja nessa próxima foto o resultado! É o mesmo absorvente manchado da foto anterior. Não é uma maravilha? Nas primeiras vezes que minha mãe e eu vimos isso acontecer, nem acreditávamos que podia ser assim tão simples. É a praticidade total!






Se eu não estou em casa, após a troca guardo a fralda do jeito que ela estiver no saco impermeável e faço o processo de limpeza quando chego em casa. Esses saquinhos são incríveis. Ter um só basta, mas usamos para tudo. Fralda suja, roupa molhada e já separei um para a praia e outro para a piscina. Sem falar que acabo carregando as fraldas limpas em um deles. Penduro esses saquinhos no carrinho da Olívia e vamos, que vamos!







De vez em quando, antes de ir para a maquina de lavar, coloco todos os absorventes dentro do balde e jogo água fervendo neles (só os absorventes, as capas não suportam altas temperaturas), assim ficam super branquinhos, macios e com cheiro de roupa limpa. Mas, é totalmente desnecessário no dia-a-dia. É que eu fervo água para tudo: para limpar a Olívia na troca de fraldas, para o banho, para o meu chá, para a higiene de todo o material envolvido na amamentação... então não faz diferença vez ou outra colocar uma panela a mais no fogo.








Cada um vai encontrar o jeito "certo" de lavar as fraldas! A pré-lavagem, o "quarar" e a água quente não são obrigatórios. Se você colocar diretamente na máquina de lavar, poderá usar tranquilamente.

Assim que coloco as fraldas na máquina gosto de primeiro programar para centrifugar, assim os absorventes já ficam quase limpos. Quando acaba a centrifugação, programo a máquina para um ciclo do lavar em diante. As fraldas não ficam de molho. O que limpa é o chacoalhar na água limpa.

As fraldas não ficam de molho nunca: ou estão no balde úmidas  por causa da pré-lavagem, ou "pingando" no boxe do banheiro, ou no suporte de toalha para que elas fiquem sequinhas, enquanto aguardam a lavagem à máquina.










É importante sempre deixar água sobrando na máquina. Os tecidos são altamente absorventes e necessitam de água em abundância. Para que aja a troca de água suja, com água limpa. 

A lavagem é feita só com água, sem sabão nenhum. Quando a máquina termina o trabalho dela, eu coloco as fraldinhas (capas e absorventes) no varal. Sai da máquina quase seco!






Depois de completamente secos é só recolher. Está pronto para usar novamente. Tudo branquinho e cheirosinho! 






























Monto as fraldinhas e deixo tudo no jeito para usar na próxima troca de fraldas. Simples assim! Lógico que tudo fica mais fácil quando a família abraça a causa. O papai da Olívia é fundamental em tudo. A ajuda dos meus pais, essencial!





Essa foto é só para ilustrar. É nesse espaço que vão os absorventes. Deu para entender?Existem outros tipos de uso, mas esse é o jeito tradicional de usar a fralda de pano.



É importante deixar os absorventes bem esticados dentro do bolso da capa da fralda, assim seu bebê pode se mexer a vontade e mesmo assim continuará protegido.









As fraldas Dipano tem tamanho único, dependendo do ajuste. Você regula o tamanho que mais se adequa ao seu bebê. Eu gosto de deixar já do jeito que a Olívia usa. 




É isso, gente! Pode parecer muita coisa, mas é extremamente simples, rápido e orgânico na rotina do bebê. A prova disso é que mesmo morando num lugar em que sol não bate direto a fralda que a Olívia usou pela manhã, com direito a coco e tudo mais, já está quase seca no varal. 

Dipano, a gente ama!

3 comentários:

  1. Ola achei muito interessante o seu modo de lavagem,
    o meu bebe tem nove meses usa fralda de pano da Dipano, a dois dias saiu um monte de bolinhas vermelhas nele
    levei ao pediatra ele disse que era alergia da fralda, fiquei pensando sera mesmo.
    Acho que foi a lavagem coloquei mto sabão, e vi que você lava sem sabão vou fazer igualzinho.

    ResponderExcluir
  2. olá, como limpar as capas quando sujam de creme para assadura°

    ResponderExcluir
  3. Olá Nathália !
    Adorei suas dicas !
    Meu maior receio sobre as fraldas de pano era a questão da lavagem (principalmente as manchas amarelas de cocô do lactente).
    Mas, com suas dicas, tudo ficou muito mais fácil. Eu já ia cometendo o erro de achar que era o sabão que tirava a mancha, mas não....É a luz do Sol. Bem que a Cris da Dipano disse o mesmo, mas eu achava que fosse conversa do fabricante.
    Também comprei as fraldas da Dipano, mais um kit de absorventes em Fleece. Usamos às vezes como capa, às vezes como bolso. Das duas formas funcionam bem, mas como capa funciona melhor se o cocô for mais durinho.
    É isso. Obrigado por compartilhar suas dicas. Estou recomendando as fraldas de pano para todos meus amigos papais.

    ResponderExcluir

Quer comentar e não sabe como? Escreva no espaço abaixo e selecione "anônimo" na janela de identificação. Não esqueça de escrever seu nome.